WordPress é simplesmente a melhor plataforma para construção de páginas disponível no mercado. Você já deve ter ouvido falar nela, mesmo que não possua um site ou trabalhe com isso.

Bem, hoje vamos explicar um pouco mais sobre essa ferramenta e os motivos dela ser tão famosa nos dias atuais.

Veja a seguir!

O QUE É UM CMS?

Inicialmente, temos que entender um pouco sobre o que é um CMS. Então, vamos lá!

Pode-se dizer que o conceito de gerenciamento de conteúdo é o controle, administração, gerenciamento do fluxo, acesso ao conteúdo e segurança das informações de uma organização.

Uma das principais ideias por trás de um CMS é a de separar o conteúdo do design, ou seja, não é necessário que o usuário tenha de ser um webmaster ou ter conhecimento de linguagens de programação, como HTML e XML, entre outros.        

Se o CMS for implementado estrategicamente utilizando os conceitos da usabilidade, haverá uma facilidade do acesso e interação dos seus visitantes, pois ele pode ajudar uma organização tornar-se mais competitiva, já que vai facilitar o usuário a encontrar a informação/serviço desejado e consequentemente, aumentar sua acessibilidade.

O gerenciamento de conteúdo pode ser decomposto em três áreas: criação e entrega de conteúdo e a recuperação da informação, sendo esta disponibilizada em meio eletrônico ou impresso.

O Content Management System (CMS), em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), surgiu no final da década de 90 para melhorar a gestão do conteúdo dos websites das organizações.

Desde então diversos SGC surgiram, muitos deles com o código livre e disponíveis na Web para cópia e uso gratuito.

Um SGC possibilita a criação, o gerenciamento, a distribuição, a publicação e a recuperação de informações corporativas, sendo que o gerenciamento do conteúdo deve ser definido sob o ponto de vista das atividades das pessoas e dos seus objetivos.

Qualquer colaborador, detentor de informação, pode produzir conteúdo no website da organização com o uso de um SGC.

Além disso, os SGC reduzem erros de publicação e facilitam o processo de validação.

As interfaces dos SGC devem ser intuitivas, desta forma possibilita a publicação de informações em qualquer lugar e momento.

QUAL O CMS MAIS USADO NO MUNDO?

No mercado existem diversas opções de CMS, porém atualmente o mais utilizado é o WordPress, e isso se deve a diversidade de opções e ferramentas que ele fornece.

O WordPress é a forma mais simples e conhecida para desenvolvimento de um site ou blog. Imagine que quase metade dos sites existentes na atualidade fazem uso dessa ferramenta, e isso inclui grandes empresas e organizações, a exemplo temos o Site da” Casa Branca”.

Podemos falar de forma mais precisa, definindo o WordPress como um sistema open-source de gerenciamento de conteúdo que possibilita a qualquer pessoa utilizar ou modificá-lo gratuitamente.

Ele possui diversas ferramentas que possibilitam o gerenciamento de aspetos importantes do seu site sem a necessidade de conhecimento sobre programação. 

Ou seja, mesmo que você não saiba nada sobre construção de sites, tendo acesso ao WordPress você certamente poderá criar uma página de forma rápida.

Claro que é preciso conhecer a plataforma e os recursos para fazer com que o site fique realmente profissional, com um aspecto moderno e intuitivo.

CONHECENDO O WORDPRESS

Inicialmente o WordPress era utilizado para a construção de blogs, mas devido as alterações na plataforma e nas opções de utilização como as inserções de diversos plugins e temas, ele passou a ser a ferramenta mais procurada pelos desenvolvedores.

Hoje as opções são diversas, assim, é possível criar qualquer tipo de página virtual, como:

  • Sites empresariais
  • Lojas e-commerce
  • Blogs 
  • Portfólios 
  • Fóruns 
  • Redes sociais 

A hospedagem WordPress possui duas designações, uma terminada em .com e outra em .org, muita gente não sabe a diferença, mas é bem simples.

O WordPress.org, muitas vezes designado por WordPress auto-hospedado, é o software gratuito open-source WordPress que pode instalar no seu próprio host para criar um site que é 100% seu. 

O WordPress.com é um serviço pago e lucrativo que é alimentado pelo software WordPress.org. Sua utilização é simples, mas você perde muito da flexibilidade do WordPress auto-hospedado.

POR QUE UTILIZAR O WORDPRESS?

Como dissemos, mais de ¼ dos sites do mundo utilizam a plataforma, mas vamos entender um pouco dos motivos reais por traz da plataforma.

Gratuidade, Flexibilidade e Open-Source

Primeiramente, na gratuidade você não tem custo para utilizar o software e pode modificá-lo da maneira que desejar com as diversas opções de plugins e temas disponíveis.

A título de esclarecimento:

  • Temas – são a opções de aparência para o site. 
  • Plugins – são as opções de funcionalidade disponíveis para o site.

Imagine então você ter a opção de desenvolver um site da forma que você quiser, pagando apenas a hospedagem do mesmo?

É ISSO QUE O WORDPRESS TE POSSIBILITA!

Fácil Instalação

Como falamos anteriormente, qualquer um pode alterar e trabalhar com as ferramentas do WordPress, mesmo que não saiba nada sobre programação e outros recursos.

Basta um pouco de paciência e disposição para entender o funcionamento da plataforma e pronto!

SUPORTABILIDADE

Esse é um ponto bem relevante. O WordPress aceita praticamente qualquer tipo de arquivo, dentre:

  • Imagens
  • Documentos
  • Áudio
  • Vídeo

Seja em qualquer extensão, como jpg, .png, .gif .pdf, .doc, .pptx, .mp3, .m4a, .mp4, .mov, .wmv, and .avi. Até mesmo arquivos do tipo odt, .key, .ogg e outros.

É claro que em algum momento você vai se deparar com algum outro tipo de plataforma que não suporta, mas você pode se sair bem disso com conversores e outras ferramentas.

Mas de maneira geral, é muito raro ter um problema com alguma extensão de arquivo para o WordPress.

Por isso muitas pessoas o utilizam também como um portfólio, pelas opções de upload e hospedagem de documentos.

Funcionalidade SEO

Se você quer um site de sucesso, com muitas visitas e bem posicionado na rede, sabe que deve se preocupar muito com o SEO.

Bem, no WordPress essa é uma preocupação a menos, pois a plataforma gera automaticamente etiquetas de título e meta descrições para todas as suas páginas e publicações para indexação. É como um serviço de SEO já incluso.  

E ainda conta com alguns recursos avançados como o pluguin Yoast SEo, que gera as alterações necessárias que devem ser feitas no texto para que o mesmo se adeque aos padrões SEO exigidos.

Assim, basta seguir as alterações e deixar tudo “verdinho” e pronto.

O MELHOR CONSTRUTOR DE SITES

Como podemos ver, as razões para que o WordPress seja simplesmente reconhecido como o melhor construtor de sites do mundo são inúmeras.

É rápido, prático, simples, e disponibiliza opções de extensão e flexibilidade que nenhum outro possui.

Construa qualquer tipo de site nele, desde um blog até a uma loja e-commerce, basta alguns passos e você terá a sua página no ar.

            A MWD aposta e muito nessa plataforma, inclusive, o site em que você navega agora foi construído em WordPress.

Não é incrível?

A nossa opção é sempre pelo WordPress, e garantimos um site limpo e altamente intuitivo com todas as funcionalidades disponíveis.

            Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.

Comece hoje mesmo o seu negócio virtual!

Share This