Do que adiantaria ter todo o conhecimento do mundo na rede, se fosse muito difícil de acessá-lo? Não poderia ser diferente quando se trata de informações locais! Para isso existe a téncnica do SEO local! 

Uma busca usando termos que se referem a lugares específicos revela os resultados mais relevantes para o usuário. Os resultados podem revelar soluções próximas de sua região, se o usuário precisar ou até de lugares distantes que ele resolveu procurar a respeito. 

A definição de SEO 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em tradução livre, otimização dos mecanismos de busca. Trata-se de uma técnica de redação e criação para artigos de blog na internet. Usando os parâmetros das SERPs (páginas de busca como Google, Yahoo e Bing), o seu texto é classificado como mais ou menos relevante. 

Os seis primeiros resultados de uma pesquisa no Google, por exemplo, costumam obter a esmagadora maioria dos cliques e das leituras dos usuários. Logo, essa é uma das principais formas de alcançar mais gente com seu serviço, produto ou conteúdo. 

Os critérios para um bom texto 100% SEO já foram explicadas aqui no nosso blog. Explicando de forma breve, a palavra-chave deve aparecer uma certa quantidade de vezes no texto para que seja considerado relevante, mas não em um número muito grande que prejudique a qualidade do texto. 

Os parâmetros também favorecem textos com imagens e decorações nas palavras (como negrito ou itálico, por exemplo). Fica ainda melhor se as legendas das imagens e as palavras decoradas tiverem relação com as palavras-chave do tema. 

O que é SEO local? 

SEO LOCAL otimiza um site para que seja relevante nos mecanismos de busca, mas também leva em consideração a localização do estabelecimento e do usuário que está pesquisando. Isso é muito útil para empresas que querem atrair a visita de clientes.  

Farmácias, clínicas, oficinas mecânicas… Muitas vezes, as pessoas buscam no Google por lugares como esse (ou por produtos oferecidos nesses lugares). A técnica do SEO local faz com que as SERPS usem sua localização como mais um fator relevante para os usuários que estão buscando seu tipo de conteúdo. 

Por exemplo, um usuário que busca “advogados SP” encontrará uma série de resultados relacionados a escritórios de advocacia, mas os primeiros colocados serão todos do Estado de São Paulo — e o usuário pode nem ser de São Paulo, pode apenas ter procurado por curiosidade ou para algum conhecido que é de lá. 

Além disso, quando um usuário está com a geolocalização do celular ativada e faz uma busca como “lojas de conveniência”, as SERPs são capazes de varrer a região em torno do usuário para que ele encontre o resultado mais próximo. 

Como aplicar o SEO local 

Tudo bem, mas como colocar isso em prática? Aqui vão algumas dicas! 

Google Meu Negócio 

É imprescindível criar uma conta no Google Meu Negócio. Dessa forma, além de melhorar seu posicionamento, o Google já fornecerá as principais informações de contato na página de busca, mostrando a localização diretamente no Google Maps. 

Com a localização bem definida, o Google é capaz de medir em quantos quilômetros de raio sua empresa está do usuário que está fazendo a pesquisa. 

Dados estruturados 

Dados estruturados servem como marcações para os robôs do Google, que sabem dizer exatamente do que se trata cada informação. Logo, por meio dos dados estruturados, você indica ao Google que determinado endereço é o da sua empresa, assim como determinado telefone ou nome também são.  

Essas marcações não ficam visíveis no site, mas são visíveis aos mecanismos de busca, e fazem toda diferença, já que graças aos dados estruturados, as SERPs como o Google identificam que um site pertence a uma determinada empresa. 

Sem os dados estruturados, um número de telefone é só um número de telefone e um endereço vai ser interpretado apenas como um endereço de algo que você está recomendando. 

Quer saber mais sobre dados estruturados? Acesse no artigo exclusivo!  

Link Builder 

Link Builder é a principal estratégia de SEO OFF PAGE. Também se aplica ao SEO local. Procure disseminar links de seu site em páginas e blogs locais de sua região ou cidade. 

Aparecendo no mapa 

Se quer aparecer nas buscas locais do Google, agora você já sabe o caminho das pedras. Mas esse é só o início, pois o SEO LOCAL é só uma das técnicas de SEO. Não podemos negligenciar as demais como desempenho, ter um site responsivo e um texto otimizado e parametrizado.  

Qualquer dúvida não hesite em entrar em contato conosco. Nós da MWD Marketing estamos prontos pra levar sua empresa não só para a primeira página do Google como para outro nível! 

CONFIRA TAMBÉM NOSSO ARTIGO COMPLETO FALANDO SOBRE SEO.  

Share This