Proto persona nada mais é do que o perfil mais genérico de seu público alvo

Às vezes focamos tanto em um projeto, seja ele um WEB SITE, BLOG, E-COMMERCE ou um simples conteúdo para as redes sociais, que esquecemos o principal: para quem estamos desenvolvendo. A princípio, parece simples, porém, um estudo detalhado pode revelar oportunidades jamais imaginadas, ainda mais se no fim pensarmos em aplicações de PUBLICIDADE PAGA, seja via REDES SOCIAIS ou GOOGLE ADS.

TIPOS DE PERSONA

Existem basicamente dois tipos de PERSONA, um que representa a identidade da sua empresa e outro a do seu cliente:

  • Brand Persona – Feche os olhos e imagine sua empresa como sendo um indivíduo, uma pessoa com temperamento, forma de tratamento, vocabulário e tudo o que possa definir um indivíduo. Pois bem, isso é o Brad Persona, a identidade da sua marca personificada em forma de avatar, que irá definir desde a forma de tratamento e abordagens diretas às formas de marketing da sua marca.
  • Proto Persona – Esse é o início de tudo, pois é aqui que identificamos o perfil do seu público alvo de forma a garantir o máximo proveito de todo material criado e até mesmo chegar no Brad Persona mais apropriado ao seu público, por meio de pesquisas de mercado, identificação de faixa etária e outras informações como veremos adiante.

ENTENDENDO A PROTO PERSONA

Como dito acima, essa PERSONA é o início de tudo e é por meio da PROTO PERSONA que iremos identificar para quem todo conteúdo criado será proposto. Isso irá servir como guia em todas as decisões do processo criativo, indo desde o layout ao conteúdo e às formas de tratamento.

O mais importante será estabelecer um norte ao fazer configurações segmentadas para publicidade paga como GOOGLE ADS, garantindo atingir em suas campanhas seu público de interesse, otimizando ao máximo suas conversões.

CRIANDO PROTO PERSONA!

As informações pertinentes no desenvolvimento de sua PROTO PERSONA podem variar de acordo com o ramo de atividade. Porém, é necessário definir os seguintes itens:

  • Faixa etária;
  • Geolocalização;
  • Sexo predominante;
  • Formação;
  • Grupo de Interesse.

Tendo os pontos chaves, vamos pensar numa empresa prestadora de serviços online voltada para advogados.

De acordo com a OAB, a maior parte dos advogados no Brasil tem entre 26 e 48 anos, quase 58%. Além disso, algumas pesquisas nos mostram que pessoas acima dos 50 têm resistência a novas tecnologias. Portanto, podemos dizer que nosso público alvo tem entre 26 e 48 anos e, de acordo com a AOB, isso equivale a cerca de 450 mil advogados.

Geolocalização

Podemos definir dois tipos:

  1. Empresas com local fixo e raio de alcance, ou seja, uma empresa que só atenda em sua sede. Quando dessa forma, a geolocalização é especifica;
  2. Empresas com sede fixa que atendam por entrega ou oferecem serviços a outros estados, nível nacional ou até mesmo internacional, ou ainda empresas de serviço online.

Por lógica, tendemos a adotar como geolocalização todo o BRASIL, porém isso também pode ser um erro! Procure se informar onde está localizado o maior número de consumidores dentro do seu grupo de interesses, por exemplo: em determinados estados, o interesse pelo seu nicho pode ser maior e em outros a demanda menor, logo, apesar de sua empresa ter capacidade a nível nacional, trace pontos específicos de forma a otimizar campanhas com maior desempenho.  

Sexo predominante

Muitas vezes nos enganamos, achamos que determinados serviços são exclusivos das mulheres ou dos homens ou ainda que são destinados a ambos. Porém, em alguns seguimentos isso se torna uma inverdade.

Vamos pensar em uma empresa de pintura. Normalmente pensaríamos se tratar de um negócio com público alvo masculino, contudo, em alguns seguimentos específicos, como tintas, a mulher é o fator determinante, pois escolhe as cores a serem usadas, por exemplo. Logo, tenha cuidado ao definir o sexo predominante.

Formação

Acredite, isso é muito importante, pois definirá desde a linguagem de tratamento dos textos a serem produzidos ao nível de conteúdo a ser indexado ao projeto.

No caso dos advogados citado anteriormente, usaríamos textos e formas de tratamento mais formais, por se tratar de um público, digamos, acadêmico. Todavia, em alguns casos, quando se quer abranger de forma indiscriminada um público, a contextualização de todo conteúdo deve ser feita usando uma linguagem mais clara e menos formal.

Grupo de interesse

Essa talvez seja a mais importante característica da PROTO PERSONA, pois define os grupos de interesses para os quais você afunilará ainda mais suas campanhas ADS, suas pesquisas de hashtag (#) para redes sociais e os grupos de Facebook para compartilhamento de conteúdo.

Pois bem , digamos que você esteja criando todo um ambiente virtual para um salão de beleza, desde o seu site às redes sociais, claro que o principal grupo de interesse seria SALÃO DE BELEZA, porém podemos explorar muitos outros que arrecadarão de forma direta e indireta tantos leads quanto esse grupo, tais como: cabeleireiros, penteados, beleza feminina, manicure, spa, esteticista e tantos outros temas, em um esquema no qual quem se interessar por uma coisa terá interesse em outra.

SACADA FINAL

Assim, nossa PROTO PERSONA está em constante mudança. Conforme vamos criando o material e obtendo as métricas, vamos adaptando e modificando as estratégias e a cada semana esse perfil vai se aprimorando, até que se chegue ao ideal. Com o tempo, pode-se criar mais de uma persona. Mas, para que mais de uma persona?

Alguns segmentos não são tão específicos e, conforme a necessidade, podemos sim criar mais de uma persona, de forma a criar peças e campanhas publicitárias digitais, focando públicos distintos, muitas vezes focados em aspectos também distintos dos nossos serviços e produtos.

Saiba mais como utilizar sua PROTO PERSONA a seu favor em campanhas Google ADS e Facebook ADS.


MWD Marketing Digital

Share This