Otimização de desempenho em um site é um processo que visa seguir determinadas regras e métricas tornando o site mais rápido e a experiência do usuário mais proveitosa.

Os principais objetivos desse processo são a melhora da performance do sistema, proporcionando uma estrutura de alta disponibilidade e a otimização dos recursos computacionais existentes.

            Um site otimizado possui um melhor posicionamento nos motores de busca e consequentemente mais resultados em relação aos usuários. Saiba mais abaixo!

O QUE É DESEMPENHO?

Em primeiro lugar, vamos entender um pouco sobre o que é desempenho. E aqui temos a definição, da seguinte forma:

Desempenho é o grau com o qual um sistema ou componente realiza sua função designada dentro de certos parâmetros, tais como velocidade, precisão ou utilização de recursos.

Ou seja, refere-se à capacidade de resposta. Pode ser o tempo necessário para responder a eventos específicos ou ainda o número de eventos processados em um determinado intervalo de tempo.

Portanto, performance é definida como o atributo computacional que descreve a qualidade do serviço fornecido por um determinado sistema, em termos de requisitos não funcionais no âmbito de desempenho.

É preciso avaliar o desempenho de determinado sistema para assegurar que ele é adequado para as aplicações desejadas e que é rentável para ser desenvolvido ou caso exista fisicamente, se ele pode ser ajustado para prover um desempenho desejável sobre dadas restrições de recursos e condições operacionais.

Quando colocamos voltado para sites especificamente, temos a necessidade de um desempenho que traga velocidade e aí existem disso fatores que podem levar à queda de desempenho de determinado site.

O que pode afetar o desempenho do site?

Para uma compreensão exata desses fatores recomendamos que seja feito um teste de velocidade, que irá gerar um relatório com sugestões de melhorias, contudo, esses apontamentos provavelmente só poderão ser trabalhados efetivamente por um profissional competente.

Abaixo listamos alguns motivos, digamos que os principais para que um site tenha uma queda na velocidade:

  • Hospedagem (Web Hosting) – Uma hospedagem ruim, com configurações incorretas, acusa lentidão no sistema.
  • Configurações do WordPress – A utilização incorreta do cache para o carregamento das páginas pode sobrecarregar o servidor, levando a lentidão e erros;
  • Tamanho da página (Peso) – Um fator muito importante e pouco observado, o tamanho da página e o peso das imagens afeta significativamente esse desempenho.
  • Plug-ins ruins – Utilização de pulg-in de baixa qualidade e com bugs traz impactos negativos no carregamento das páginas;
  • Scripts externos – Recursos vindos de fontes externas como anúncios, códigos de terceiros, fontes etc.

POR QUE OTIMIZAR O DESEMPENHO DO MEU SITE?

A otimização possibilita ao seu site um melhor posicionamento nos resultados das pesquisas, ou seja, nas primeiras páginas do Google de forma orgânica.

Um site bem posicionado passa muito mais credibilidade aos usuários, mesmo em relação a links pagos, e isso é uma ferramenta de captação de leads.

Se você possui um site otimizado, de fácil navegação e rápido acesso às informações, consequentemente terá como retorno um maior volume visitação, maior tempo de navegação, maior visualização de páginas e possivelmente maior número de negócios.

Por isso é preciso sempre buscar uma otimização de desempenho que traga os resultados maximizados para o seu site.

Lembrando que esse processo exige uma série de regras e programações destinadas a facilitar a leitura dos buscadores quando pesquisado pelos produtos relacionados a este site.

REGRAS E ESTRATÉGIAS SEO

            Essas regras devem estar de acordo com as delimitações de SEO ou Serch Engine Optimization, que em tradução pode ser definido como “Otimização para Mecanismos de Busca” ou “Otimização de Sites” e tem como conceito a otimização de uma página para ser mais bem compreendido pelas ferramentas de busca.

Contudo o SEO sozinho não garante a obtenção dos primeiros lugares nas páginas de resultados.

O posicionamento de cada página ou site depende do seu destaque em relação à determinado assunto, que é determinado através de algoritmos que servem para definir a importância da página ou site.

Por isso, firmamos a importância de um trabalho de otimização completo, levando em consideração todos os fatores necessários.

O objetivo do SEO é potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas dos sites de busca, como Google e Yahoo, e outros.

A sua utilização é baseada em estratégias que visam melhorar o posicionamento de domínios no mecanismo de busca.

Dessa forma, quando um usuário for pesquisar sobre determinado assunto no mecanismo de busca com uma palavra-chave, o objetivo desse serviço é fazer com que seu site apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Como métodos voltados a prática das estratégias SEO, podemos citar:

  1. Pesquisa de palavras-chave
  2. Conteúdo otimizado
  3. Headlines nos conteúdos
  4. URL confiável
  5. Utilizar meta-tag e título
  6. Trabalhar o SEO nas imagens
  7. Otimização de sites para dispositivo móveis

Obviamente que estas são apenas algumas ações relacionadas a SEO que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho de um site ou blog, existindo muitas outras, algumas mais técnicas voltadas a programação, que devem ser trabalhadas de forma adequada para ter efetividade.

Contudo, existem ainda algumas ferramentas que podem auxiliar na hora de melhorar o desempenho de um site. Veja adiante!

FERRAMENTAS PARA OTIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO

Abaixo listamos alguns plugins que irão facilitar muito o seu trabalho com site WordPress, melhorando significativamente o desempenho do seu site:

1. Yoast SEO

Uma ferramenta simples, que permite a otimização do conteúdo do seu blog ou site para que tenha melhor desempenho nos buscadores.

Esse plugin tem também a disponibilidade de diagnósticos de SEO e de legibilidade do conteúdo, assim é possível fazer todas as mudanças necessárias antes da publicação.

2. W3 Total Cache

Trabalha a velocidade de carregamento do seu site ou blog, guardando todos os aspectos em cache, possibilitando um carregamento muito mais rápido.

3. SEO Imagify

Como falamos acima, o peso das imagens é algo relevante no desempenho do site. O Imagify Images trabalha as imagens da página de modo que elas fiquem mais visíveis para os mecanismos de buscas.

4. Akismet

Essa é uma ferramenta que geralmente vem pré-instalada no WordPress, muito útil contra SPAM, mas o que poucos sabem é pode afetar significativamente o desempenho de um site.

6. Google Search Console

Se você possui um site ou blog deve, sem discussão, instalar o Google Search Console para acompanhar as métricas das postagens e assim identificar quais os melhores conteúdos para o seu público.

Mas, além disso ele ainda possui outras funcionalidades muito interessantes, como o acompanhamento de links externos apontando para o blog, a possibilidade de configuração de variáveis customizadas, entre outras.

            Finalmente, como podemos ver, a otimização de desempenho é fundamental para o bom posicionamento do seu site nos buscadores.

Por isso, garantir que o seu site tenha uma resposta rápida e ofereça a melhor experiência possível ao usuário é indispensável.

            São métricas e ações que devem ser tomadas com cautela para não ter um efeito contrário, sofrendo punições e perdendo posicionamento nos motores de busca.

Por isso sempre procure um profissional qualificado para garantir que o seu site siga todas as regras e se mantenha entre os primeiros resultados.

            Bem, essas são algumas observações sobre a otimização de desempenho de um site.

            Se você precisa melhorar o posicionamento do seu site e não sabe por onde começar, entre em contato com a nossa equipe e veja como ter o seu site nas primeiras páginas do Google.

Share This