O QUE É UM EBOOK E PORQUE CRIAR UM?

Saiba como fazer um eBook através de um passo-a-passo simplificado. Veja como planejar os livros eletrônicos de maneira estratégica e com foco na geração de Leads.

O QUE É UM E-BOOK! E PORQUE CRIAR UM!

Veja o que são os eBooks e aprenda a criá-los de forma produtiva.

O e-Book é o termo usado para os livros digitais que podem ser lido através dos dispositivos eletrônicos tais como os computadores, telemóveis, tablets e leitores de e-Book (ex: Kindle). Os e-Books são populares e revelam eficácia para a geração de leads na estratégia de Inbound Marketing.

Além disso o Marketing de Conteúdo ainda parece ser um conceito novo para muitas empresas.

Grande parte das PMEs ainda não percebem o valor que a produção de conteúdo tem para gerar novas oportunidades de negócio. Algo que torna as empresas ainda mais resistentes para iniciarem uma estratégia.

No entanto, o Marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente e que pode ser aplicada nos mais diferentes setores.

SAIBA MAIS SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO EM NOSSO ARTIGO “MARKETING DE CONTEÚDO”

Portanto, dentro deste modelo de Marketing, existem vários tipos de matérias que podem transformar uma empresa numa verdadeira máquina de Marketing e Vendas. O e-Book é um dos formatos mais clássicos entre os utilizados no Inbound Marketing.

Além de tradicional, podemos considerá-lo um dos formatos mais importantes. No entanto, antes de falarmos exatamente disso, vamos explicar melhor sobre os tipos de ofertas com as quais uma empresa pode gerar Leads e clientes.

As ofertas podem ser dividas em duas categorias:

  • Ofertas diretas: são aquelas totalmente focadas na compra do produto ou serviço, tais como os pedidos de orçamentos, demonstrações do software, trials, entre outras.
  • Ofertas indiretas: o foco aqui é nas etapas menos avançadas da jornada de compra, ou seja, tem como objetivo educar a audiência sobre algum tema e resolver alguns problemas específicos.

Portanto, desta forma, podemos destacar as publicações nos blogs, e-Book, webinars e as ferramentas como as ofertas mais populares para a geração de Leads.

Depois disso, podemos dizer que o e-Book está entre os formatos de ofertas indiretas mais importantes da estratégia. No entanto, qual é o motivo de ser um modelo de conteúdo tão importante? Na sequência deste post explicamos melhor alguns dos motivos para tal eficiência.

Posiciona a empresa como uma referência

Ao produzir e divulgar um eBook, você cria condições para que a sua empresa se tornar uma referência no mercado.

Em outras palavras, isso acontece pelo fato de conseguir expor todo o conhecimento que tem sobre determinado tema e, consequentemente, a sua capacidade de perceber e resolver o problema do seu possível cliente.

Dessa forma, garantirá que a sua empresa seja considerada uma verdadeira especialista e autoridade no tema. Tal reconhecimento é o que a sua empresa precisa para conquistar os clientes que buscam as soluções para os problemas com o apoio de uma empresa reconhecida e de confiança do mercado.

Educa o mercado

Um dos objetivos de um eBook é educar os Leads e clientes de uma empresa.

Porém, o que de fato significa educá-los?

Significa mostrar qual é exatamente o problema existente, as vantagens de resolvê-lo, quais soluções podem buscar e quais ações podem realizar.

O benefício de educar a sua audiência é que quanto mais consciente ela estiver do problema, mais fácil será explicar sobre as soluções. Ou seja, se a sua empresa oferece a solução para um problema, e educa a audiência sobre a importância disso, é provável que seja a primeira escolha.

Gerar Leads

O e-Book é uma excelente moeda de troca para obter mais informações sobre os seus possíveis clientes.

Da mesma forma, quando um visitante percebe o valor de um conteúdo rico e profundo, não vê qualquer problema em deixar informações como o e-mail e outros dados. A verdade é que a troca é válida e benéfica para as duas partes.

Por isso é que se deve sempre oferecer o eBook através de uma Landing Page. Afinal, essa é a única maneira possível de recolher as informações de um possível cliente e começar o processo de relacionamento com o mesmo.

Por que usar os e-Books e não os outros formatos?

Já ficou claro que a produção dos e-Books é muito importante.

No entanto, as razões apresentadas para produzir um eBook podem ser consideradas por muitos as mesmas para a produção de qualquer outro material educativo como, por exemplo, os webinars.

Então, porque optar pelos eBooks e não por um webinar? Para tornar a resposta mais clara, fizemos um comparativo entre os dois formatos.

Qual é o melhor formato?

Antes que qualquer informação é fundamental que se tenha em mente que nenhum material é melhor do que o outro. Ambos são de grande relevância para a geração de Leads, educação do mercado e para o estabelecimento da empresa como uma referência.

Contudo, a diferença está entre o tipo e o objetivo do conteúdo, só assim será possível saber qual trará mais resultados e estará mais de acordo com a sua estratégia.

Os webinars são formatos populares na produção de conteúdo. Por exemplo por serem vídeos, acabam por ter um toque mais pessoal, algo de grande relevância para a relação entre a sua empresa e o cliente, além de ser uma grande oportunidade para estabelecer contacto com as pessoas de referência do seu mercado.

Acima de tudo, não podemos esquecer de referenciar que os webinars têm um baixo custo de produção. É possível gravar com a câmara do telemóvel, um microfone e editar antes de publicar a versão final. Mas, lembre-se que quanto melhor a produção, melhor a qualidade e, claro, os resultados para a sua empresa.

Por exemplo os webinars podem ser tanto diretos quanto gravados. Portanto vantagem das versões live é a de permitir uma interação com audiência, respondendo as perguntas e oferecendo outros materiais durantes a emissão. Mas, isso não o impede de oferecer o webinar na sua versão gravada. Através de uma Landing Page para manter a geração de Leads em continuidade.

Além disso, outra ideia interessante é usar o conteúdo abordado durante o webinar para a produção de outros conteúdos como blog posts, e-Books ou infográficos.

DESVANTAGENS

A desvantagem dos webinars surge na geração de Leads, o número pode ser de 2 a 3 vezes menor do que um e-Book. Porém, ao abordarmos pontos mais práticos de determinados assuntos, acabamos por gerar Leads mais qualificados, ou seja, quantidade versus qualidade.

No entanto do outro lado, a produção dos livros digitais acabam por ser uma grande alternativa para os conteúdos mais extensos, que não poderiam ser desenvolvidos por completo num formato diferente. A profundidade deste formato de conteúdo é a chave para o reconhecimento de uma empresa como autoridade no mercado.

Sendo assim, para escrever um e-Book é preciso muita organização, pesquisas e conhecimentos. Além disso, é importante também saber guiar o leitor através do conteúdo, criando uma sequência lógica de aprendizagem, de maneira prática e com foco na aplicação.

Este tipo de formato também tem um benefício de tornar-se viral. Já que ao divulgá-lo nas redes sociais com imagens interessantes e um título atrativo, aumentará ainda mais a probabilidade dos leitores compartilharem (sempre e quando o material realmente apresentar algum valor).

Outra vantagem é que é um formato relativamente barato de se desenvolver, já que diferente de outros conteúdos, requer pouco trabalho: basta fazer as pesquisas, estruturar as ideias e escrever.

De todas as formas, produzi-lo toma mais tempo do que se compararmos com um webinar, por exemplo. Mas, como dissemos anteriormente, o seu potencial de geração de Leads é maior, principalmente nas primeiras etapas da Jornada de Compra.

Todas estas características próprias dos e-Books fazem com que seja uma das grandes ferramentas do Marketing de Conteúdo.

Ou seja, é um investimento que vale a pena!

Agora, se você quer saber como criar um E-BOOK, confira esse artigo incrível:

COMO FAZER UM E-BOOK EM 10 PASSOS

Share This