A auditoria SEO é uma análise e avaliação feita em determinada página ou site para verificar os erros existentes e identificar as ações a serem tomadas para a correção destes, buscando melhorar a indexação e ranqueamento das páginas no Google.  

Existe muitos sites e páginas disponíveis na web, mas nem todas chegam ao público certo, ou tem o alcance que deveriam ter.  

Se esse for o seu caso, é provável que o site da sua empresa não te traga os resultados esperados por que ele não está otimizado de forma correta para os motores de busca da internet. Será preciso então uma auditoria SEO para corrigir os erros que estão causando isso. 

Vamos entender agora um pouco sobre a auditoria SEO e as etapas que compõe a mesma. Veja abaixo! 

ENTENDENDO O SEO 

SEO ou Search Engine Optimization, é um termo utilizado para definir conjunto de práticas que são utilizadas com o intuito de otimizar páginas da internet, aumentando o alcance destas nos motores de busca.  

Você certamente irá se perguntar o que são esses motores de busca. Bem, nada mais do que as plataformas online que nos direcionam para as páginas específicas na internet, como o Google por exemplo. 

Então, quando fazemos uma busca no Google, a resposta que recebemos se dá tendo como pressuposto determinas métricas que são aplicadas para que recebamos o conteúdo mais direcionado possível, tendo como base a utilização de métricas SEO. 

A aplicação correta destas possibilitam o aumento d alcance de um site de forma orgânica. Ou seja, você terá mais visitantes e mais clientes na sua página sem ter que pagar uma campanha para isso. 

Estar na primeira página do Google é sinônimo de visibilidade e acessos a sua página. Por isso frisamos a importância de uma auditoria SEO para qualquer empresa que queira crescer na Internet. 

O QUE É UMA AUDITORIA DE SEO? 

Vamos lá! Uma Auditoria de SEO  é um processo utilizado para identificar os principais erros estruturais, técnicos e de conteúdo de determinada página da internet, seja um blog, um site ou um e-commerce. 

De maneira mais simples. Você tem um site de vendas, muito bem feito, bonito, mas que não te dá os resultados esperados. Você não aparece nas pesquisas, e se você não é visto seus clientes não sabem que você existe e não vão comprar com você.  

A auditoria SEO irá trabalhar exatamente esse déficit, avaliando os resultados do seu site nos mecanismos de busca (SERPs), e assim poderá melhorar cada ponto pra colocar nas primeiras páginas de pesquisas. 

À primeira vista você pode pensar que esse processo é simples, mas na verdade ele e feito através de etapas que se complementam. Então, não adianta corrigir um erro aqui e deixar outro ali. 

Se você está precisando de uma auditoria SEO, pode facilmente fazer uma em um verificador de SEO. Existem alguns disponíveis por aí. 

Mas o que conta dessa auditoria não é a análise, mas as ações tomadas a partir dela, então, você pode verificar o SEO da sua página, mas não saber como corrigir o problema.  

Por isso, indicamos sempre um profissional qualificado para esse processo. Ele saberá quais ações tomar para melhor e aumentar a performance da sua página nos mecanismos de busca. 

ETAPAS DA AUDITORIA SEO 

Bom, uma boa auditoria SEO deve ser executada respeitando algumas etapas fundamentais, com veremos adiante. Acompanhe! 

Em primeiro lugar é necessário que seja analisada a responsividade do seu site. Você já deve ter ouvido esse termo, mas esclarecendo, ele se refere à facilidade de resposta e funcionamento do seu site em diversos dispositivos, como aparelhos móveis ou computadores.  

Essa responsividade inclui dede o design até a velocidade com que o seu site carrega.   

Outro ponto importante a ser observado é o conteúdo do site, e quando falamos em conteúdo nos referimos a toda a estrutura dele, o conteúdo que será passado para o seu público e o conteúdo que compõe a formação do seu site.  

Ou seja, é preciso analisar a URL das páginas, garantindo que estas sejam amigáveis e relacionadas ao conteúdo da página, as palavras-chave para que sejam bem trabalhadas nos textos, facilitando o reconhecimento do conteúdo pelo Google, e por fim os links sugeridos, buscando sempre links confiáveis com conteúdo relevante.  

Isso é tudo? Certamente não, existem outros pontos a serem trabalhados, mas tudo de acordo com a necessidade de cada página específica. 

É importante saber que esse é um trabalho contínuo, ou seja, se você deseja manter o seu site com boa indexação nas primeiras páginas do Google deverá investir em manutenção periódica para o mesmo. 

Pronto! Agora você já sabe o que é uma Auditoria SEO e a sua importância para o ranqueamento de uma página na internet.  

Se quiser saber mais sobre o assunto ou mesmo se precisar de uma auditoria para o seu site, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar. 

Share This