SEO ou Search Engine Optimization é um mecanismo de otimização para sites e conteúdos na internet de modo a possibilitar que estes fiquem bem posicionados nas buscas dos usuários.

É um conjunto de técnicas que utiliza conteúdo, tecnologia e user experience, para compreender as melhores técnicas para alcançar determinado público em potencial.

Abaixo vamos entender como um mecanismo de busca funciona, quais as principais ações a serem trabalhadas, o que são motores de busca e a importância de se investir em SEO para indexar e ranquear um site.

Veja a seguir!

 MOTORES DE BUSCA

O motor de busca é uma ferramenta que permite ao usuário encontrar um documento que contenha uma determinada palavra ou expressão.

O objetivo é conectar palavras digitadas em um banco de dados de páginas Web onde será gerada uma lista de URLs que indicam os resultados mais relevantes para aquela busca realizada.

Uma interface de busca é exibida para o usuário realizar a pesquisa, a interface e o software relacionado que conecta a busca do usuário com o índice e executa um algoritmo para encontrar e exibir as páginas relevantes.

Finalmente, após o usuário fazer determinada pesquisa, o algoritmo do Google pesquisa o índice de páginas correspondentes e retorna os resultados que podem ser relevantes para ele.

Quando você entra no google, por exemplo, e digita um termo qualquer, está fazendo uso dos motores de busca.

SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

O termo SEO se refere ao processo de “otimização de mecanismos de pesquisa” dos resultados apresentados à pessoa que realiza uma busca.

Segundo recomendações do Google as técnicas de SEO devem ter por objetivo a melhora do site com foco nos visitantes ao invés da busca de um ranking mais elevado.

Contudo, em geral, o que as empresas mais buscam efetivamente em um processo de SEO é a tão sonhada primeira página do google.

Existem dois tipos de otimização, sendo a otimização de fatores On-Page, que é realizada no próprio site, página ou conteúdo, e a otimização de fatores Off-Page, que são aqueles externos ao site, como os backlinks (links externos) e o volume de menções à marca.

 Um processo de SEO envolve todos esses fatores de modo a obter resultados mais significativos.

O PROFISSIONAL DE MARKETING E O SEO

Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para mecanismo de busca diz respeito à aplicação das diretrizes e melhores práticas do Google em um site ou conteúdo web, visando um melhor posicionamento na página de resultados orgânicos de busca.

 Também, baseia-se em técnicas de otimização, descobertas por meio de experimentações por profissionais da área, muitas das quais são compartilhadas através de veículos relacionados a SEO.

 É uma técnica de marketing que consiste na criação de conteúdo e no desenvolvimento tecnológico, para os quais o sucesso na busca orgânica depende grandemente de várias ferramentas analíticas e técnicas que provêm acesso à dados valiosos.

O SEO é utilizado pelo profissional de marketing para alcançar o sucesso na SERP (resultados orgânicos), através de análise dados e por meio da aplicação de conhecimentos técnicos e em relação à experiência do usuário.

A princípio o SEO parece ser algo voltado para grandes empresas, mas na verdade este pode ser utilizado por qualquer tipo de organização ou profissional que deseje vender mais produtos ou serviços, de grandes lojas até o blogueiro ou autônomo.

A IMPORTÂNCIA DO SEO

Devemos ressaltar algo muito importante: métodos de SEO não se destinam a enganar ou manipular os sistemas de busca de forma antiética.

Eles são implementados para ajudar a melhorar a visibilidade e também a relevância de um site nos resultados de pesquisa e desta forma o ajuda a obter altas classificações.

SEO pode ser pensado como uma coleção de técnicas para a edição estratégica da página.

Todos estes processos expõem os fatores de página mais relevantes para os mecanismos de pesquisa e ajudam a aumentar sua importância nos resultados de busca.

Logo, SEO não é um processo simples para implementar, requerendo muita experiência, conhecimento e paciência.

Os sistemas de busca podem ser muito imprevisíveis, com seus algoritmos de ranking constantemente sendo atualizados e realçados. Desta forma o trabalho do engenheiro de SEO para manter-se atualizado é constante.

Conforme dito anteriormente, o Google afirmou que seu algoritmo de classificação leva em conta inúmeros fatores (mais de 200, para ser minimamente preciso) ao determinar os rankings do site.

Portanto, é importante para os engenheiros de SEO sempre estarem atualizados com os fatores mais importantes, a fim de realizar uma implementação bem-sucedida.

Embora o Google não divulgue totalmente todos os fatores que são levados em consideração, eles fornecem orientações para que desenvolvedores de SEO ou webmasters sigam para melhorar o ranking geral de seus sites.

ESTRATÉGIAS SEO

 A aplicação do SEO pode ser dividida em duas estratégias distintas, o chamado On-page e o Of-page.

O SEO divide-se em duas categorias diferentes que afetam o ranking dos sites:

On- page SEO, que considera o conteúdo do site ou página e o Off-page SEO que, na sua maioria, se resume aos links recebidos de outras fontes para o site.

Vamos entender um pouco sobre a apliação de cada um nos tópios abaixo:

ON-PAGE SEO

Podemos dizer que On-page SEO é a unificação dos fatores SEO que os web designers possuem em primeira mão sobre impactos de suas técnicas.

Estes são os recursos SEO que são acessíveis diretamente “na página web”.

Os fatores de SEO “On-Page” cobrem o conteúdo criado, estrutura HTML e a

arquitetura do site.

Uma boa pesquisa de palavras-chave e um material de boa qualidade podem otimizar o conteúdo.

Podemos otimizar HTML com a ajuda de títulos HTML e Meta tags.

A Meta Tag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>), para passar instruções a programas externos ou ações mais simples, como por exemplo informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página..

Uma das maneiras de conseguir otimizar um site é torná–lo crawable (conhecido também como rastreador da Web, às vezes chamado de spider).

É um bot da Internet que navega sistematicamente na World Wide Web, normalmente com a finalidade de indexação da Web para sistemas de busca.

O SEO On-page é necessário para que os sistemas de busca classifiquem os sites. Devemos ter obviamente tags, palavras-chave e um site que seja simples para rastreamento de spiders do Search Engine. Off-page SEO foca principalmente em sites externos que estão ligando de volta.

OFF-PAGE SEO

Como foi dito anteriormente, as duas principais categorias de SEO são On- page SEO e Off-page SEO.

De forma breve podemos dizer que a distinção entre os dois é quase como dia e noite; ON-Page SEO está relacionado com as páginas do nosso site, como links internos, conteúdo e palavras-chave.

O SEO Off-page está envolvido em outros tipos de “relacionamento” com as páginas presentes no site.

Uma das subcategorias mais significativas dentro de off-page SEO é o link building mais especialmente para back linking.

O que muitos especialistas em SEO devem prestar muita atenção no caso de off-page SEO é que outros sites possuam back linking.

A ideia geral é obter parceiros ou outros sites para levar de volta.

SEO, geralmente, é como um círculo infinito. Tudo o que fazemos tem um impacto na indexação e nas classificações da página.

Se quiser saber mais sobre SEO e como aplicá-lo em seu site, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar.

Share This