Um planejamento de SEO é uma etapa indispensável no momento da implementação de um projeto.

            Seja para um blog ou um site de grande porte, a compreensão das necessidades e dos processos a serem aplicados é o que vai ditar o sucesso ou não das ações.

            Um planejamento exige desde análise das necessidades da empresa até  o monitoramento e manutenção das métricas periodicamente.

            Neste texto nós buscamos explicar um pouco sobre o planejamento SEO, o que é o como fazê-lo.

Vamos entender!

.

O QUE DEVO SABER ANTES DE IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA SEO?

            De antemão, é preciso compreender que as técnicas de SEO não são ferramentas que trazem resultados da noite para o dia.

            Então, se você começou a trabalhar nelas hoje, deve esperar os resultados a médio ou longo prazo. Claro que nada impede, a depender do quão bom o seu processo seja implementado e de outros fatores associados, que o seu site vá para as primeiras páginas em poucos dias.

            Mas é preciso compreender que essa não é a realidade de todos.

            Todo processo exige paciência e dedicação.

            De qualquer forma, ter o foco em SEO para Google é uma decisão estratégica inteligente, que traz resultados consistentes em relação à otimização para outros mecanismos concorrentes ao Google:

            Aqui, nós citamos o Google como mecanismo de busca, contudo existem outros, por exemplo:

  • Yahoo!
  • Bing
  • Ask
  • Live
  • Snap
  • MSN Search

Enfim, poderíamos citar mais 88 mecanismos de busca que são mais utilizados na atualidade, porém, o Google é sem dúvidas a maior referência no assunto.

Por isso otimizações visando um melhor posicionamento na SERP devem estar baseadas nas diretrizes e técnicas de SEO para Google.

            Não adiantaria um trabalho exaustivo para se posicionar em outros motores de busca e não ter o seu público alvo focado naquele local.

POR QUE INVESTIR EM SEO?

            Se você tem um site, um blog ou mesmo qualquer outro tipo de página relacionada à exposição e busca na internet, quer que o seu público te encontre.

            Imagine que alguém vá buscar um determinado produto que você venda e após uma busca rápida encontra mais de 20 páginas relacionadas ao mesmo produto e o seu site está na página 20.

            As chances desta pessoa clicar no seu site ou comprar o seu produto são mínimas. As pessoas preferem os primeiros resultados.

            Ninguém costuma ir além da terceira página de pesquisa.

            Bem, como já falamos, o SEO expõe os fatores de página mais relevantes para os mecanismos de pesquisa e ajudam a aumentar sua importância nos resultados do mecanismo de busca. 

            Portanto, temos que o objetivo do SEO é ajudar os sites ou páginas da web a alcançar o posicionamento superior nos resultados de pesquisa, aumentando sua relevância.

            A partir desse ponto a questão é, se você quer vender na internet e estar nas primeiras páginas, sendo visto e procurado pelo público, o mais certo é compreender a importância de um bom investimento em SEO para o sucesso do seu negócio.

            Porém, é preciso saber que, embora os resultados do SEO não possam ser vistos imediatamente, os benefícios a longo prazo podem significar rankings superiores e um volume elevado de usuários que visitam o local.

            Ou seja, o seu investimento não garante um resultado milagroso.

            É claro que a qualificação do profissional faz toda a diferença, mas é preciso compreender a realidade e o funcionamento dos sistemas de busca.

            Por isso um processo de SEO pode ter resultados à curto, médio ou mesmo à longo prazo.

O QUE É E COMO FAZER UM PLANEJAMENTO SEO?

A principal etapa do SEO sem sombra de dúvidas é o planejamento

É a partir dela que serão criadas as bases que levarão uma página a alcançar as primeiras colocações nas páginas de respostas do Google.

Mas por que um planejamento? Bem, implementar uma estratégia SEO não é apenas fazer isso ou aquilo, é um conjunto de métricas que exigem conhecimento e mesmo alguém com grande prática e uma estratégia bem elaborada pode se perder no caminho.

BAIXE NOSSA PLANILHA DE CONTROLE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E AUDITORIA SEO

E isso é apenas a ponta do iceberg.

Um planejamento possibilita a compreensão de questões como a otimização estrutural, estrutura de URLs amigáveis entre outros pontos chaves da aplicação concreta do SEO.

Por fim, o objetivo de um planejamento estratégico de SEO é definir objetivos, meios e ações de curto, médio e longo prazo que irão nortear o trabalho de otimização do site, visando colocar suas páginas em posições de destaque nas páginas de respostas dos principais buscadores.

Como dissemos anteriormente, um planejamento de SEO é substancialmente complexo, porém, podemos litar algumas etapas principais, dividindo em cinco fases:

  1. Primeiramente é preciso conhecer as necessidades da empresa, para saber ao certo por onde iniciar.
  2. Logo após, é preciso trabalhar em um planejamento e estruturação da estratégia a ser aplicada.
  3. A terceira etapa é o momento da aplicação tática das ações propostas, é chamada de hands on, ou a Implementação do projeto de SEO.
  4. Na quarta etapa será feito o monitoramento e avaliação dos resultados do que foi aplicado.
  5. Por último, após a avaliação deve-se proceder com os ajustes necessários para melhorar o processo.

Bem, finalizando esse tópico, podemos compreender a variedade de ações que compõe um planejamento do processo de SEO.

São inúmeras ações destinadas a mapear as necessidades do projeto e determinar os pontos chave para implementação e acompanhamento do mesmo.

E aqui o conhecimento é essencial, por isso, indicamos sempre um profissional qualificado para realizar o serviço, independentemente do tipo de projeto, seja o de um site institucional, loja virtual, blog ou qualquer outro tipo de site.

COMO NÓS FAZEMOS SEO?

            Nossa equipe conta com profissionais altamente qualificados e com anos de experiência no mercado digital. Temos em nosso currículo empresas de renome como a ARBTRATO, I9, entre outras, em que trabalhamos com dedicação para fazer uma implementação SEO que possibilitasse às mesmas alcançarem os primeiros lugares nos resultados das buscas.

            Hoje, essas e outras empresas que confiaram no nosso serviço podem desfrutar dos resultados e do retorno positivo desse investimento.

Se você precisa de um Planejamento de SEO e não faz ideia de como elaborá-lo, pode entrar em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para te atender.

            Venha você também descobrir as vantagens de uma estratégia avançada de SEO para o seu negócio.

Share This