Esqueça as métricas de vaidade e saiba quais métricas realmente importam ao analisar seu marketing digital

A página do seu negócio cada vez mais conquista novos seguidores, o que te deixa extremamente empolgado e faz pensar que agora o seu negócio vai decolar de vez, mas ao mesmo tempo você percebe que as vendas continuam estagnadas? Por quê?

É comum todo novo empreendedor que começa a colocar seu negócio na internet, logo se deixar levar pelos números mágicos de seguidores e curtidas, e acabam esquecendo que de nada valem tantos likes, se eles não são convertidos em clientes reais. É aquela velha história da mitologia grega, o mito de Narciso. Ele se apaixonou pelo próprio reflexo na lagoa de Eco e ficou ali, contemplando a si mesmo, indiferente ao mundo ao redor, definhando até a morte. É exatamente isso que acontece com os negócios que se preocupam apenas com as métricas de vaidade: o empreendedor deixa de lado o que realmente importa.

Por que pensar em métricas?

Conhece aquela frase: “se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”? Então, isso não existe no mundo dos negócios. É fundamental estabelecer metas e objetivos e mensurar se os resultados estão te levando exatamente aonde você quer chegar com a sua marca. Sem isso, é impossível saber do seu crescimento e de suas falhas, consertar o que está errado ou o que não está funcionando e potencializar o que está.

Afinal, quais são as métricas de vaidade?

As métricas de vaidade são armadilhas do Marketing Digital, dados que chamam atenção de quem não conhece profundamente sobre o assunto, mas que na realidade não têm valor, quando se referem a vendas ou leads. Ou seja, são informações que embelezam os relatórios e massageiam o ego de quem dá importância a elas, mas que não ajudam nas tomadas de decisões estratégicas ou relevantes para o negócio. Veja alguns exemplos:

1. Seguidores

É claro que ter muitos seguidores nas redes sociais é interessante, pois quanto mais pessoas vendo a sua marca melhor. Porém, o que adianta muita gente vendo seu negócio se ninguém se torna seu cliente? O número de seguidores não está diretamente relacionado ao sucesso ou crescimento da empresa; o que realmente importa, a conversão desse número.

2. Likes, +1, coraçãozinho no Twitter, no Instagram, etc.

Quando alguém te pergunta “como vão indo suas campanhas no Facebook?”, você ainda responde que vão bem pelo número de curtidas? Mas você sabe o que fazer com esta informação? Você já pensou que talvez as pessoas podem ter apenas gostado do título, da imagem ou do gif de gatinho que você colocou no post? Não é possível tomar decisões com base nos likes, por isso essa talvez seja a mais perigosa e principal métrica de vaidade.

3. Compartilhamentos

É bom demais quando você percebe tantas pessoas compartilhando seu conteúdo, não é? Sim, mas o que esses números dizem sobre o crescimento da sua empresa em termos de valores? É verdade que o compartilhamento ajuda a levar mais tráfego para o site, mas, uma vez conquistado esse tráfego, é preciso captar e segurar a atenção do leitor, que obviamente você quer que se torne cliente e assim movê-lo em seu funil de vendas.

4. Cliques

A taxa de cliques é importante para saber se você está conseguindo levar pessoas ao seu site, blog, anúncio, ou o que quer que seja. Porém os cliques podem ser mais um dado vazio e de vaidade. Se você possui muitos cliques, mas uma baixíssima taxa de conversão ou tempo de permanência na página, é preciso reavaliar para qual página você está levando o visitante, e se ela está alinhada com a expectativa da chamada. São os riscos dos “clickbaits”, chamadas que prometem algo super revelador e interessante, mas que só servem para atrair cliques.

5. Pageviews ou visualizações da página

Mais uma métrica que não diz nada a respeito da evolução do seu negócio. Ao contrário de visitantes únicos, esse dado pode facilmente estar equivocado. E, mesmo quando corretos, não existem muitas decisões a serem tomadas a partir desse número.

6. Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição não deve ser ignorada, nenhuma métrica deve, mas é preciso saber a importância de cada uma delas para direcionar sua estratégia da melhor forma possível, visando sempre o crescimento do seu negócio e a conversão dos seus seguidores em clientes reais. A taxa de rejeição é o percentual de usuários que abandonam sua página antes de cumprir certos requisitos do Google, para que ela não seja considerada como rejeitada pelo usuário. Páginas com tráfego mais alto e maior rotatividade de usuários irão apresentar taxas maiores de rejeição. Por outro lado, é mais preocupante, por exemplo, se uma página de contato receber poucas interações. Por isso é importante manter a análise das métricas alinhadas com o objetivo do negócio e não com a vaidade.

Existem outras métricas de vaidade, mas o importante é sempre considerar a regra: se não te ajuda a tomar uma decisão estratégica, então não é a principal métrica que você deve acompanhar!

Quais métricas realmente importam?

As métricas importantes para o seu negócio são aquelas que respondem à sua estratégia de marketing digital, dependendo do seu objetivo. Por exemplo:

1. Taxa de Conversão de Campanhas

É importante saber o retorno das suas campanhas, para saber se você está investindo da maneira certa e isso depende exclusivamente do seu objetivo, o que nem sempre significa a venda final, muitas vezes pode ser o download de um material para ajudar na captação de leads, por exemplo.

2. Conversões ao longo do funil

Quando você gera um novo inscrito em sua newsletter ou capta um novo lead, essa pessoa está no seu funil de vendas. Nessa hora é preciso usar estratégias para mover essa pessoa dentro do funil, até que se torne um cliente real.

3. CAC

O Custo de Aquisição por Cliente ou CAC, é uma métrica chave e significa o quanto custa um cliente para o seu negócio.

4. Número de Visitantes

Ao contrário dos pageviews, esse dado mostra quantas pessoas visitaram o site, independente de quantas vezes ela o fez. São novos visitantes e não visitas retornantes. Esse número mostra que você está conseguindo manter sua audiência renovada e seu funil movimentado.

Como já falamos anteriormente, poderíamos listar diversas métricas realmente importantes aqui, mas que talvez não se encaixassem em sua estratégia de marketing digital, por isso é importante ter suas metas e objetivos bem definidos, para aí sim saber quais métricas e números têm mais valor para o seu negócio.

As métricas de vaidade não precisam e nem devem ser totalmente ignoradas, elas também devem ser analisadas, até mesmo para poder calcular o engajamento das páginas, dado importantíssimo em qualquer estratégia. Mas é preciso saber que elas não podem sozinhas justificar campanhas e nem esforços no marketing digital da sua empresa.

Sabemos a dificuldade e importância da análise de dados no marketing digital de qualquer empresa, por isso a MWD Marketing Digital oferece serviços exclusivos para você não precisar se preocupar com isso. Da logo à prospecção, podemos estar ao seu lado, fazendo sua marca crescer com o marketing digital. Entendemos seu negócio e juntos encontramos o caminho certo para chegar até o seu público e convertê-lo em clientes reais, elevando sua empresa outro patamar.

Share This