Existe um mito muito forte no Brasil de que advogados e escritórios de advocacia não podem investir em marketing para divulgar seus serviços. Embora a OAB realmente tenha uma série de regulamentações sobre como serviços jurídicos podem ser divulgados, qualquer advogado pode, sim, pensar como comunicar e levar seu serviço a mais clientes.

As técnicas de Inbound Marketing têm se mostrado uma excelente saída. Saiba como chegar às pessoas que precisam de você e do seu trabalho com essa técnica.

Inbound Marketing para advogados: vantagens e cuidados
Inbound Marketing para advogados: vantagens e cuidados

O que é Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, essa estratégia está ficando cada vez mais popular nas redes sociais. A ideia é simples e elegante: em vez de interromper o conteúdo que seu público está consumindo para oferecer seu serviço ou produto, você oferece um conteúdo interessante, e assim as pessoas são atraídas para seu negócio.

Por exemplo, uma empresa pode investir em produção de conteúdo a respeito de seus serviços, em vez de investir em anúncios como comerciais ou banners, que interrompem e atrapalham o consumo do público. Seguindo a mesma lógica, um psicólogo pode ter seu próprio perfil profissional no Instagram e produzir conteúdo sobre saúde mental e conscientização a respeito de transtornos mentais. Isso naturalmente vai atrair clientes.

Muitos escritórios e advogados se sentem desencorajados a investir em marketing, dependendo apenas de indicações e boca a boca para alcançar novos clientes. Você mesmo pode nunca ter parado para pensar nesse aspecto do seu negócio. Entretanto, com uma boa comunicação e estratégia de marketing de atração, é possível criar ou aumentar a clientela muito mais rápido.

Se notar bem, é exatamente isso que este texto está fazendo pelo nosso trabalho! Então você pode facilmente fazer o mesmo pelo seu!

CONFIRA NOSSO ARTIGO SOBRE MARKETING DIGITAL: Marketing Digital – SEO? Inbound? Conteúdo? Google ADS? Redes Sociais? Taboola? Por onde começar? Quanto Investir? Em Quanto Tempo?

Atraindo clientes na área jurídica

Como existe uma série de restrições legais sobre como a divulgação de seu trabalho deve ser feita, o inbound marketing apresenta uma ótima solução, já que você não precisa necessariamente fazer anúncios, mas sim atrair pessoas interessadas.

Ter um perfil nas redes sociais e produzir conteúdo a respeito de questões jurídicas pode ser uma ótima solução. De acordo com a regulamentação da OAB, um advogado não pode divulgar o preço de seu trabalho, por exemplo, mas isso seria irrelevante na produção de conteúdo de um advogado para as redes sociais. A própria OAB permite que advogados tenham seus próprios sites, o que por si só já permite uma ampla gama de estratégias de marketing.

Você, como advogado, também pode usar seu conhecimento como diferencial. Esclarecer dúvidas comuns enquanto educa o público é uma boa forma de demonstrar ser um profissional competente. Mesmo que o consumidor do conteúdo não precise de um advogado naquele momento, o conteúdo vai valer a pena, e as chances de ele lembrar de você caso precise é muito maior.

Cuidados a se ter

Apesar do potencial do marketing de atração, ainda é necessário se atentar aos limites do Código de Ética e Disciplina (CED) e do Provimento 94/2000. Há pontos muito abertos à interpretação, como a necessidade de se manter “a sobriedade da Advocacia” na criação do logotipo e na escolha das fotos que compõem o seu site. No entanto, as restrições são mais diretas quando dizem que não se pode oferecer serviços por email ou consultas gratuitas.

Atentar-se a essas questões é fundamental, e é claro que um bom profissional do marketing vai levar isso em conta na hora de pensar a comunicação do seu negócio.

Investir ou não no inbound marketing?

Cada negócio tem suas próprias necessidades e objetivos, mas investir na comunicação de seu escritório e de sua carreira é fundamental para que os objetivos sejam alcançados ainda mais rápido. Se antes um advogado sofria para conseguir ter seu nome reconhecido, hoje basta se dedicar às novas tecnologias e às oportunidades que ela apresenta.

Com a estratégia adequada e o orçamento certo, você não vai nem precisar chegar às pessoas que precisam do seu trabalho. Elas que vão vir até você.

Share This