Com a estratégia certa é possível atingir um número maior de potenciais pacientes que estejam próximos da localização da sua clínica ou consultório

Uma das técnicas do marketing digital usadas para clínicas e consultórios, é o marketing local. É fundamental gerar ações direcionadas para o local de atendimento do médico, isso porque os pacientes tendem a buscar profissionais próximos de suas residências ou trabalho.

Dessa forma, é possível atingir um número maior de potenciais pacientes que estejam próximos da localização da clínica ou consultório.

Nesse artigo vamos falar sobre essa técnica, as ferramentas usadas e os benefícios. Boa leitura!

Ferramentas

Algumas ferramentas são usadas para segmentar o público geograficamente. Essa ação pode ser feita tanto na página do Facebook, na configuração dos anúncios, como no Google Meu Negócio.

Outra forma de segmentar é colocar hashtags nas publicações das redes sociais com as localizações que se quer atingir, além de acrescentar a localização do consultório ou clínica na postagem.

Como usar o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas gratuitas que podem ajudar potenciais clientes a terem acesso sobre as informações da clínica ou consultório. É primordial para qualquer negócio físico, não importando a área, estar inserido no Google Meu Negócio.

As empresas validadas no Google Meu Negócio têm mais chances de serem consideradas respeitáveis pelos usuários. E quando falamos de negócios locais, isso é fundamental, é credibilidade.

Facebook para negócios locais

Com os anúncios do Facebook e Instagram segmentados geograficamente, clínicas e consultórios podem encontrar novos pacientes de forma rápida e fácil. Basta exibir anúncios para os grupos de pessoas nas proximidades do negócio.

Essa funcionalidade oferecem um direcionamento mais preciso e um alcance maior de possíveis pacientes.

É uma das melhores formas para os negócios locais, independente da área, alcançarem as pessoas nas imediações.

Hashtags nas publicações das redes sociais e localização

Outro meio de usar a localização no marketing do seu consultório ou clínica, é inserir hashtags com o local desejado de se atingir e a localização do negócio. Assim quando o usuário procurar por hashtags semelhantes, poderá achar a sua publicação.

Já a localização ajuda a sua publicação a ter mais alcance naquela região, isso serve também para os stories.

Site

Qualquer negócio, em qualquer área, precisa de um site na internet. Isso não é diferente na medicina.

Um espaço online dedicado apenas a sua clínica ou sua especialidade, mostra comprometimento com seu trabalho. No site, além do seu contato, convênios atendidos, horários, locais de atendimento, títulos e sua experiência, você pode também expor suas descobertas na medicina, notícias, eventos e compartilhar conteúdos relevantes, em formato de artigos. Assim pode mostrar todo seu conhecimento e gerar ainda mais credibilidade. Além disso, o site pode ser mais um canal direto com seus pacientes, podendo inclusive ter uma agenda e realizar marcações de consultas.

Invista em um site completo, com informações básicas, como endereço, telefone e perfil nas redes sociais. Também opte por um layout agradável e intuitivo, que seja tenha um visual harmonioso para os usuários. Com um bom posicionamento no Google e em outros mecanismos de busca, pessoas que estão próximas de sua localidade encontram a clínica ou o consultório com maior facilidade.

Participe de eventos em sua comunidade

Uma boa forma de se fazer presente na sua região é participando dos eventos da sua comunidade e sempre que possível mostrar a sua marca. Assim os possíveis pacientes daquela localidade lembrarão de você quando precisarem.

A importância do Marketing na medicina

Não importa o segmento, uma das primeiras ações de um possível cliente é procurar a reputação da clínica ou médico na internet. E a cada dia esse hábito se torna mais frequente na vida de todos.

Se manter limitado ao “livrinho” do plano de saúde é uma cilada e perda de tempo, já que grande parte dos pacientes vão direto ao Google e redes sociais buscar a reputação do profissional. Se o paciente não acha, entende que talvez aquele médico ou clínica não seja tão confiável a ponto de expor seu trabalho publicamente.

A presença na internet é fundamental, mas apenas se ela for relevante. Por isso foque sempre em gerar conteúdo constante e de qualidade, além de interagir com seus pacientes para, além de fortalecer a sua imagem, criar a tão sonhada e necessária credibilidade, mostrando ser referência em sua especialidade.

MWD Marketing Digital

A MWD Marketing Digital vai muito além de fazer marketing digital. Nosso objetivo é entender suas necessidades e o seu público, para juntos encontrarmos o caminho certo que irá levar você a outro patamar, aumentando sua presença na web e suas conversões.

Nossa missão é oferecer para pequenas empresas a oportunidade de competir no mercado digital de forma enérgica, utilizando ferramentas premiadas e fazendo jus aos grandes concorrentes e gigantes do mercado!

Share This