Atualmente a internet é um instrumento de pesquisa indispensável em qualquer área, por isso é importante saber investir e criar conteúdo para se destacar e ter uma boa estrategia de marketing digital para consultórios

Atualmente a internet é um instrumento de pesquisa indispensável em qualquer área. Não importa o segmento, uma das primeiras ações de quem procura um serviço ou produto é pesquisar e buscar referências sobre o seu fornecedor na rede. E cada dia esse hábito se torna mais rotineiro na vida de todos.

Na medicina não é diferente. O paciente antes de marcar uma consulta com um especialista, costuma buscar suas referências na internet, seja em sites especializados, portais ou redes sociais.

Assim como em qualquer mercado, quando o paciente que busca por atendimento médico na internet não encontra qualquer referência em relação ao médico buscado, fica em dúvida sobre a credibilidade do profissional. Afinal, hoje em dia qual profissional de referência não está presente na rede?

Mas não basta apenas estar na internet, é preciso gerar conteúdo relevante e interagir com seus pacientes para, além de fortalecer a sua imagem, criar muito mais credibilidade ao se mostrar uma referência em sua especialidade.

Mas como fazer?

Veja algumas dicas de como fazer marketing digital para a sua clínica ou consultório médico:

1. Fique atento as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) ao facer o marketing digital para consultórios

A primeira coisa a se fazer é ter sempre em mãos as regras do CFM para evitar qualquer tipo de problema com o Conselho. Veja algumas das proibições do CFM:

– Garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica, tanto nas entrevistas à imprensa quanto nas redes sociais;

– Expor o paciente para divulgar técnica, método ou resultado, assim como não é permitido publicar fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias;

– Usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;

– Anunciar especialidade que o médico não tem;

– Anunciar equipamentos para mostrar superioridade a concorrência;

– Propaganda enganosa;

– Publicar informações que vão causar alarde na sociedade.

2. Obrigatoriamente, tenha um site

Qualquer negócio, em qualquer área, precisa de um site na internet. Isso não é diferente para clínicas ou consultórios médicos.

Hoje em dia, grande parte da população, quando precisa de ajuda médica, corre para o Google e muitos, erroneamente, já acham que as pesquisas feitas no site de busca são o suficiente. Se o paciente na hora da busca encontra o seu site e percebe que você é um especialista, uma referência na sua área, as chances de conquistar esse paciente são muito maiores do que se você estivesse apenas no livrinho do plano de saúde. E nesse caso você conquista também pacientes que nem moram nas proximidades da sua clínica ou consultório, mas que confiam no seu trabalho pelo que veem no seu site.

Para muitos pacientes, não encontrar o profissional na internet é um mau sinal. Portanto ter um site é obrigatório, se você quer se tornar uma referência.

Além de divulgar informações sobre a sua área. O site é um canal excelente para publicar artigos e novidades, eventos abertos ao público, endereço da sua clínica, horário de funcionamento e convênios atendidos. É como um cartão de visitas, só que muito mais elaborado!

3. Aplique estratégias de SEO local para ser encontrado com mais facilidade

Principalmente na área da saúde, as pesquisas no Google são feitas localmente, portanto é importante usar estratégias de SEO local, para o seu nome aparecer entre os resultados de forma orgânica.

Assim, se alguém do seu bairro ou cidade pesquisar pela sua especialidade ou termos relacionados a ela, vai encontrar mais facilmente o seu nome no buscador.

4. Marketing de conteúdo

Com o marketing de conteúdo é possível atrair, engajar, converter e fidelizar os clientes. Sem contar que é ideal para melhorar sua classificação no Google e direcionar tráfego para o seu site.

Por isso, produza conteúdo relevante. Compartilhe seu conhecimento médico com seu público, o que é totalmente diferente de fazer propaganda. Os conteúdos podem ser artigos, como este, publicados em blog, e-mail marketing, ebooks, posts nas redes sociais, infográficos, podcasts, webinars, vídeos, etc.

5. Use as redes sociais

Não podemos negar o espaço que as redes sociais tomaram em nossas vidas. Muitas pessoas, inclusive, pesquisam sobre serviços e produtos nas redes sociais antes mesmo de pesquisarem no Google, que é o maior site de pesquisas do mundo.

Estar presente nas redes sociais com perfil profissional é fundamental para desenvolver várias estratégias, como: criar um senso de comunidade e estreitar o relacionamento com os pacientes; compartilhar informações úteis para ampliar o conhecimento dos usuários; divulgar pesquisas importantes para difundir o conhecimento de colegas de profissão, estudantes e aspirantes à medicina e até os jornalistas; divulgar seu consultório ou clínica; etc.

Veja as redes sociais que não podem faltar de jeito nenhum:

– Página no Facebook

– Perfil comercial no Instagram

– LinkedIn

–  Canal no YouTube

– WhatsApp Business

 – Google Meu Negócio

6. Invista em anúncios no Google e nas redes sociais

Diferentemente do SEO, essa é uma estratégia paga e que traz resultados diretos e, muitas vezes, mais rápidos.

Com os anúncios no Google e redes sociais é possível segmentar o público que irá ver seu site e as publicações das suas redes sociais, de acordo com localização, interesses, etc. Isso torna o alcance mais direto, com resultados mais rápidos.

Entre outras opções ainda mais personalizadas, você pode incluir ou excluir pessoas com base em dados demográficos, interesses e/ou comportamentos.

A conta no Google Adwords é gratuita, você só paga pelo anúncio e o valor do investimento varia conforme a quantidade de pessoas para quem o anúncio será exibido e o volume de buscas para o termo escolhido. Nas redes sociais é da mesma forma.

marketing digital para consultórios
marketing digital para consultórios

O boca a boca gigante

Por melhor médico que você seja, hoje em dia não podemos mais depender apenas do boca a boca. É preciso criar novas possibilidades de visibilidade, mostrando para o mundo todo o conhecimento e talento.

O que se diz há muito tempo é que a melhor propaganda é o boca a boca e, de fato, ter referências positivas é a forma de publicidade mais eficaz. E a internet não é exatamente isso? Um boca a boca gigante, com proporções inimagináveis. Se uma pessoa se interessar e gostar do seu conteúdo, ela curte e compartilha para outras pessoas, que fazem o mesmo. Sendo assim, investir no marketing digital para consultórios, é a melhor opção para qualquer negócio.

Share This