A paralisação comercial proveniente das precauções tomadas a respeito do Coronavírus tem se tornado um problema a nível global. E aí surgem muitas incertezas, empresas que já não iam tão bem fechando as portas, entre outros problemas.
O problema é real, mas não significa que não podemos combatê-lo com ações práticas de contenção e medidas de reação. E aqui não estamos nos referindo ao vírus, mas sim à manutenção das empresas, sejam estas pequenas ou grandes, no mercado.
Trouxemos então uma opção viável e eficaz para que empresas como a sua e tantas outras que se encontram em situação de dificuldade ou de portas fechadas, nesse exato momento consigam se manter e superar a crise atual.
Quer saber como? Leia o texto abaixo.
O CORONAVÌRUS E OS REFLEXOS DA QUARENTENA PARA O MERCADO
O termo Coronavírus passou a ser algo comum e assustador nos últimos dias, para pessoas de todo o mundo.
Um Vírus que surgiu na China e começou a se espalhar rapidamente pelos países do globo terrestre, causando pânico e a tomada de medidas de prevenção drásticas.
A cada dia aumenta o número de infectados, e o Brasil já está entre os países atingidos.
Apesar de ser um vírus similar ao da gripe, ele se espalha muito rápido e em pessoas com baixa imunidade e problemas adjacentes pode levar à óbito, por isso a grande preocupação das autoridades.
Em resposta a esse problema as autoridades têm recomendado que a população tema o máximo de cuidado possível, evitando aglomerações, intensificando as medidas de higiene, entre outros.
Mas a questão maior que vamos trazer aqui é o reflexo dessa situação para o mercado.
O coronavírus vem afetando não apenas a saúde da população, mas também a saúde do mercado mundial. Uma crise de grandes impactos nas economias, com paralisações em empresas, cancelamento de eventos, a exemplo podemos citar:
- Lollapalooza Brasil
- Festival Coachella, na Califórnia (EUA)
- Festival de Glastonbury, na Inglaterra
- Festival Tomorrowland na França
- Lançamento do filme ‘007 – Sem tempo para morrer’
Além da suspensão de eventos temos também o fechamento de grandes centros culturais e turísticos.
A crise no Brasil!
No Brasil muitas empresas fecharam as portas ou estão reduzindo a carga horária. Algumas cidades começaram a ficar com as ruas vazias e isso já esta a afetar e muito toda a economia nacional.
Em São Paulo os shoppings e academias devem ficar fechados até o dia 30 de abril. Assim também Empresas aéreas anunciaram o cancelamento de vôos internacionais por tempo indeterminado, e no Rio de Janeiro escolas, universidades, órgãos públicos e outros serviços vem adotando regime especial de funcionamento como medida de contenção e prevenção.
Algumas empresas já direcionaram parte do seu fluxo de trabalho para a prestação Home Office. Essa é a realidade atual de todo o país.
Os reflexos dessas medidas já podem ser vistos. Devido às paralisações e quarentenas, e a consequente diminuição do fluxo de mercado, muitas empresas já cogitam fechar as portas.
A diminuição do fluxo dos comércios ou obrigatoriedade de fechamento para contribuir com o isolamento social já alarmou os lojistas e comerciantes de todo país, e muitos temem por um colapso devido ao número menor de consumidores e o fechamento dos ambientes, como por exemplo dos shopping centers.
Algumas empresas que já caminhavam com dificuldade no mercado se viram em uma situação alarmante, com uma diminuição drástica no fluxo e uma iminente e real crise econômica no país.
Mas nem tudo está perdido. Os tempos difíceis podem medidas especiais.
Nessa hora é preciso compreender a realidade e buscar caminhos diferentes para driblar a crise.
Mas como fazer isso?
A DIGITALIZAÇÃO DO MERCADO COMO MEIO DE VENCER A CRISE ECONÔMICA
Chamamos então a atenção para a internet e os serviços voltados ao mercado digital, como meio de minimizar os impactos para as pequenas e grandes empresas.
A tecnologia é uma grande aliada nos dias de hoje e por isso precisamos aprender a utilizá-la a nosso favor.
A cada ano as empresas apostam mais nos meios eletrônicos como forma de atingir o seu público, desde ecommerce a grandes escritórios e empresas. A prestação de serviços e a venda de produtos tem ganhado cada vez mais uma nova roupagem, e isso se deve quase que exclusivamente à era da revolução digital.
A internet possibilita um fluxo de compra e venda a nível internacional, nacional ou local, de forma prática e segura. E juntamente a isso temos a redução de custos em setores, pessoal, logística e outros.
E mais, não só para quem trabalha com venda de produtos. Prestadores de serviços também podem e devem aderir a era do mercado digital, buscando meios de oferecer o serviço sem demandar muito da empresa.
Em geral isso é possível por meio da utilização de plataformas específicas, sejam sites, lojas ecommerce, sites de cursos, entre outros sistemas criados para atender às necessidades de determinado público.
Quais as vantagens? Inúmeras, e dentre elas pode citar:
- Redução de custos
- Venda de produtos ou serviços a nível nacional
- Amplo horário de funcionamento (está sempre aberta)
- Conectividade e Interatividade (seu cliente tem acesso ao seu conteúdo em qualquer lugar e à qualquer hora)
- Comodidade
- Eficiência no atendimento
- Preços competitivos, etc.
Como podemos ver, existe sim uma saída para a crise momentânea causada pelo isolamento social a qual nós temos que nos submeter nesse momento. E ela está mais próxima do que você imagina.
Então, se você dá cursos presenciais e nesse momento se vê tendo de fechar as suas salas de aula devido ao Coronavírus. A solução seria aderir a uma plataforma de cursos digital ou um sistema interno em seu site. Seus alunos não iriam perder aulas e o seu serviço poderia ser otimizado ao máximo.
Você não precisaria parar ou fechar!
Sendo assim podemos afirmar veementemente que a saída mais efetiva para o momento de crise é a digitalização de comércios tradicionais. Seja por meio de ecommerce, catálogos digitais ou outras ferramentas.
Apostar na internet é apostar no futuro.
O que a MWD Marketing pode fazer por você?
A nossa empresa, sempre muito ligada a questões da era digital, em prol da utilidade pública e diante da questão de grande impacto nacional está lançando um pacote de serviços especial de website e pacotes de marketing digital para comércio eletrônico, restaurantes e cursos a distância na modalidade EAD, ou seja com preços abaixo do mercado e formas de pagamento facilitadas para empresas.
Além de pacotes contínuos de marketing digital com foco em propagação de sua marca e vendas.
Converse com um especialista tire suas dúvidas e descubra o caminho a ser seguido pensando especificamente para a sua empresa.
Descontos de até 50% na produção de WEB SITE. Pagamento facilitado e segunda parcela para até 90 dias visando o previsto início de retomada em nossas vidas.
Além de pacotes de Marketing digital COMPLETOS PARA A SUA EMPRESA. Até 50% de desconto nos 3 primeiros meses. Para que você possa se adaptar ao novo mercado!
fale com nossa equipe especializada nos estamos prontos para lhe ajudar! consultoria e ANALISE de mercado completa e gratuita
Preencha nosso formulario com o maximo de informações possiveis, e nos conte sobre o seu negocio, como ele funciona e qual o seu publico, para que ja no primeiro contato estarmos interados sobre sua area de atuação e um desenho das soluções mais adeguadas a serem tomadas.
Esse contato inicial e uma consultoria GRATUITA sem qualquer compromisso comercial!