O copywriting tenta persuadir o leitor mostrando as soluções de seus problemas e educando sobre o assunto

Você já ouviu falar em copywriting e copywriter? Resumindo, o copywriting, ou apenas copy, é um texto que tem como objetivo converter o leitor em cliente. Com isso ele possui técnicas de escrita persuasiva para vender. E o copywriting é quem escreve esses textos, que podem estar num blog, site, rede social, e-mail, etc.

Esse tipo de escrita sempre existiu, mas hoje em dia ele possui um modelo um tanto diferente de antigamente, hoje os textos não tentam vender um produto ou um serviço tão diretamente.

O copywriter tenta convencer o leitor mostrando as soluções de seus problemas, educando o consumidor. Muitas vezes o leitor nem se deu conta ainda que precisa de determinado produto ou serviço, até ler uma copy.

Esse tipo de escrita é uma das estratégias do Inbound Marketing, uma vertente do Marketing Digital, que tem o objetivo de atrair e converter o cliente.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem um conceito diferente da publicidade e marketing tradicionais, ele é focado em atrair, converter e encantar os clientes, por isso é também chamado de Marketing de Atração. Esse tipo de estratégia aproxima mais o cliente e fideliza, através do Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais.

Mas como escrever uma copywriting perfeita?

Para a copy funcionar, é preciso pensar em todo o texto, isso inclui desde a sua estrutura até a escolha de palavras, pensando em cada detalhe, como a elaboração de pontos de atração, de conversão e também no estilo de linguagem.

São os pilares do Inbound Marketing: o poder da persuasão e um bom trabalho de engajamento. A ideia não é empurrar o produto ou o serviço para o cliente, mas sim ajudá-lo a identificar uma necessidade e atraí-lo até você ou sua empresa. Por isso, atualmente desenvolver um relacionamento com seu cliente, através do blog da empresa, e-mail marketing e mídias sociais é fundamental.

A Jornada de compra

Jornada de compra é o caminho que um possível cliente percorre antes de realizar uma compra. Ela geralmente possui 4 etapas:

  1. Descoberta e aprendizado
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra.

Mas o que isso tem a ver com copywriting? Muito, porque é através da copy que o seu possível cliente irá navegar entre essas etapas e se colocar na jornada até decidir comprar o seu produto ou serviço. São esses textos, chamados de copywriting que conduz o cliente na jornada de compra.

Veja algumas dicas de como fazer uma copy perfeita

  • Estude sobre o que irá escrever
  • Conheça sua persona
  • Entenda o problema
  • Chame a atenção do leitor
  • Desperte emoção
  • Se conecte com o leitor
  • Conte uma história
  • Use verbos de ação
  • Números e pesquisas
  • Use gatilhos mentais
  • Elabore títulos atraentes
  • Não tente empurrar seu produto ou serviço ao longo do texto
  • Fale do produto ou serviço no momento certo
  • Evite parágrafos longos
  • Crie conteúdo de valor

Copywriting e gatilhos mentais

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Muito importantes numa copy, os gatilhos são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma verdadeira arma de persuasão.

Os gatilhos mentais fazem parte da natureza humana. O nosso cérebro reage a esses estímulos, que são os gatilhos, nos levando, inconscientemente, a decidir sobre uma determinada compra.

Como criar ama copywriting perfeita!

Veja alguns exemplos de gatilhos mentais:

1. Dor X prazer

Você pode usar esse gatilho para mostrar ao seu cliente a transformação que a compra pode trazer para sua vida. Primeiro falando da dor, do problema que ele pode estar passando e depois mostrando como a vida seria melhor com a sua solução ou seu produto.  Para isso, é preciso conhecer as muito bem a sua persona, suas dores e o que traz satisfação para ela.

2. Amor e conexão

Esse gatilho não funciona de um dia para o outro, mas é um dos mais fortes que existe. Nele a marca se conecta ao consumidor de um modo que ele passa a amá-la, se tornando um embaixador fiel da marca.

3. Confiança

Confiança é um dos sentimentos mais importantes para a maioria das pessoas, então gerar confiança em seu cliente é certeza de meio caminho andado para convertê-lo.

4. Significância

O ser humano gosta de se sentir significante. Quando somos percebidos, ouvidos e valorizados, nos sentimos especiais e importantes. Ações de personalização, por exemplo, ajudam a mostrar como o cliente é significante.

5. Escassez

O gatilho da escassez é um dos mais usados. Quando as pessoas percebem que alguma coisa está acabando, elas correm logo para não perder a chance. Isso está relacionado ao instinto de sobrevivência.

6. Urgência

O gatilho da urgência é bem parecido com o de escassez, a diferença é que o de urgência está ligado ao tempo. Contagens regressivas funcionam muito bem nesse gatilho.

7. Exclusividade

O gatilho de exclusividade está próximo ao de significância. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros, única e especial.

8. Autoridade

Mostrar que você é autoridade em determinado assunto, faz toda diferença na hora da decisão do seu cliente. O blog é ideal para isso, já que permite mostrar todo conhecimento e expertise da marca na sua área de atuação.

9. Curiosidade

A curiosidade é um dos gatilhos mentais mais motivadores. Esse gatilho costuma ser usado em títulos de e-mail e de blogs, por exemplo, que aguçam a vontade de clicar e ler o conteúdo.

10. Prova social

Muitas vezes as pessoas tomam decisões baseadas nas decisões de outras pessoas. É nesse momento que o gatilho de prova social entra em cena. Mostre quantas pessoas já confiaram na sua empresa e explore o que os clientes têm a falar sobre você, em depoimentos e estudos de caso. Ao ver que outros clientes tiveram sucesso, as pessoas tendem a confiar mais na sua marca.

MWD Marketing Digital

A MWD Marketing Digital vai muito além de fazer marketing digital. Nosso objetivo é entender suas necessidades e o seu público, para juntos encontrarmos o caminho certo que irá levar você a outro patamar, aumentando sua presença na web e suas conversões.

Nossa missão é oferecer para pequenas empresas a oportunidade de competir no mercado digital de forma enérgica, utilizando ferramentas premiadas e fazendo jus aos grandes concorrentes e gigantes do mercado!

Conheça mais sobre a MWD Marketing Digital

Share This