A auditoria técnica e SERP é um processo que irá analisar todos os fatores de posicionamento do seu site e assim indicar o que está impedindo o seu desempenho de acordo com as métricas SEO.

Existem muitos pontos que podem estar impedindo o seu site de ter um melhor desempenho na web ou mesmo de ser ranckeado nas primeiras páginas de busca, e alguns deles provavelmente você nem conhece.

Vamos falar um pouco sobre o assunto logo adiante.

Veja mais!

RELEMBRANDO UM POUCO SOBRE SEO

Já tratamos sobre isso, mas vale relembrar, SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas ou artimanhas para otimizar um sistema ou página na web de forma que seja melhor indexada pelos buscadores, não só no Google, mas também em outros como Bing e Yahoo.

Este mecanismo pode ser utilizado pelas empresas para melhorar o ranking orgânico dos seus sites nos motores de busca, sendo inclusive uma ferramenta importante no SEM (Search Engine Marketing).

As estratégias SEO, como já falamos, são as ações que são implantadas em um determinado conteúdo na web para melhorar o seu posicionamento nos motores de busca.

Assim, um conteúdo que é relevante leva o seu público ao seu site.

Muitas pessoas costumam ligar o SEO apenas às palavras-chave, mas na realidade uma boa estratégia exige muito mais ações. É preciso avaliar desde a aparência do site até a relevância do conteúdo disponibilizado.

Os algoritmos dos motores de busca irão analisar cada ponto para delimitar o posicionamento a partir da usabilidade e relevância do seu site.

Em resumo, trabalhe em um site com conteúdo útil e legítimo, que traga uma experiência relevante para o seu usuário.

Bom, de modo superficial a ideia inicial é essa.

O QUE É UMA AUDITORIA SEO

As concepções de SEO estão sempre atualizando e por isso é necessário estar avaliando continuamente o conteúdo e identificando pontos a serem trabalhados. É o que chamamos de auditoria.

Auditoria é o processo que analisa a saúde do seu site e aponta as falhas e erros.

Dando continuidade, podemos dividir uma auditoria em três partes específicas sendo:

  • Auditoria do site — onde o profissional faz uma análise minuciosa das estruturas do seu site, procurando problemas estruturais e técnicos que possam estar atrapalhando a performance do mesmo.
  • Auditoria interna de conteúdo — nesse passo a análise é focada especificamente no conteúdo do site, ou seja, no conteúdo que chega para o seu público.
  • Auditoria externa — aqui o profissional irá analisar a existência de problemas e oportunidades que chegam até o seu site, ou seja, que vem de outros domínios.

Muito provavelmente você não tinha conhecimento da importância de uma auditoria completa para o seu site e a relevância desses parâmetros para a indexação do mesmo na SERP.

A IMPORTÂNCIA DA RELEVÂNCIA PARA O GOOGLE E OS RESULTADOS NA SERP

Apesar da utilização do Google ser muito familiar a milhões de usuários, acontecem muito ações entre a consulta pelo termo de pesquisa e o aparecimento de resultados de busca.

Há constantes atualizações e aperfeiçoamentos na qualidade dos mecanismos de busca e isso implica na importância e relevância dos resultados de pesquisa, ações que executam para manter seu público.

Os usuários irão para o motor de busca que acreditam, procurando respostas no menor espaço de tempo possível. Ou seja, eles querem conteúdo de qualidade, que seja entregue de forma rápida, relevante e atualizada.

E é exatamente isso que o Google e outros motores de busca fazem.

Oferece resultados de busca relevantes para aquela procura específica do usuário, a partir de critérios de ranqueamento das páginas em seu banco de dados e posicionamento na SERP de acordo com este ranking.

Além disso, o Google trabalha para oferecer a melhor experiência ao usuário e combate seriamente links de spam e outras práticas que possam afetar os resultados da pesquisa.

Por isso, ao cuidar do desenvolvimento e atualização de um site ou outra página na web, é importante ter o cuidado de analisar tanto fatores internos quanto externos que possam estar influenciando no posicionamento do mesmo.

Podemos dizer que há dois tipos de resultados na SERP (orgânicos ou naturais, e pagos) e apesar da principal diferença entre eles é o fato de um ser pago e o outro ser orgânico, ambos são classificados pelo mecanismo de pesquisa por muitos fatores, de acordo com sua relevância.

Ou seja, ainda que você esteja trabalhando em uma estratégia digital com base em um trabalho pago, como anúncios por exemplo, é preciso ter cuidado com as métricas a serem seguidas.

Como fazer uma auditoria de SEO?

Abaixo listamos algumas práticas que podem te auxiliar na hora de fazer uma auditoria completa do seu site.

Primeiro rastreie incidências de quedas ou picos na performance, para ter uma visão mais específica do funcionamento e dados mais concretos para uma futura análise.

·        Palavras-chave

Acompanhe as palavras-chave que você rankeia, analise o score e o seu volume de buscas. É possível utilizar algumas ferramentas para facilitar o processo como a SEMrush.

·        Identifique falhas

Procure por páginas nocivas, e faça uma limpeza nelas deletando ou atualizando o conteúdo.

É bem provável que o Google apresente mais de uma versão indexada do seu site e você nem sabe disso.

Bem, agora você sabe que isso pode prejudicar o desempenho do seu site.

Garanta uma experiência mobile friendly

A grande maioria dos usuários hoje fazem suas buscas por meio de dispositivos móveis e a experiência que o site retorna nesse cenário conta como fator relevante de ranckeamento.

A velocidade do seu site

Páginas que demoram carregar e são muitos lentas não trazem uma boa experiência para o usuário.    

Em uma busca, por exemplo, caso a página esteja demorando muito a abrir certamente o usuário irá retornar à pesquisa e buscar em outro local.

Isso é um fator de queda no posicionamento.

Além dessas ações ainda podemos citar outras como:

·        Diminua o peso do seu site

·        Melhore o código do seu site

·        Invista em uma boa hospedagem

·        Otimize a experiência do usuário

. Atualização de conteúdo

·         Insira links internos e externos

Podemos citar ainda algumas ferramentas que podem facilitar o processo, como:

·         SEMRush (já citamos anteriormente)

·         Screaming Frog

·         SEOprofiler

·         SiteChecker

Algumas delas disponibilizam versões gratuitas com relatórios limitados, mas dependendo da sua necessidade e condição pode ser uma opção inicial.

Contudo, vale lembrar que essas ferramentas apenas vão indicar os pontos de falhas, cabendo a você aplicar as devidas correções.

Por isso, caso você não tenha conhecimento acerca do assunto, é recomendado procurar um profissional competente para garantir a efetiva qualidade dos resultados.

Enfim, o processo de auditoria pode não ser tão complexo, mas é substancialmente necessário para garantir um bom desempenho na rede.

Se você ficou interessado e quer fazer agora uma auditoria completa do seu site, nós temos profissionais altamente qualificados e prontos para prestar uma Auditoria Completa e melhorar a sua indexação nos motores de busca.

O primeiro relatório é grátis.

Entre em contato e faça um orçamento agora.

Share This