Análise de dados e relatórios Seo são processos indispensáveis para qualquer site que queira se manter bem posicionado nos motores de busca.

Além de criar conteúdo e manter um site no ar, é necessário garantir que as exigências dos algoritmos de pesquisa serão atendidas.

É muito importante uma avaliação periódica e consequente correção dos erros estruturais internos e externos e de conteúdo, para garantir que o site tenha um bom desempenho na rede.

Mas, como fazer uma análise de dados SEO? Veja a seguir:

 

O que você precisa saber sobre SEO

A sigla SEO (Search Engine Optimization) pode ser definida em uma tradução livre como otimização de sites ou ainda como otimização de motor de busca.

Trata-se de um profissional que tem a função pesquisar, desenvolver e utilizar ferramentas que possibilitem aumentar os acessos a um determinado site.

Quando falamos em SEO, estamos adentrando ao campo de disciplinas que lidam com o marketing digital, utilizando pesquisas e planejamento para atingir uma finalidade apontada pelo site (DNA do Empreendedor) e deixá-lo melhor visto pelo servidor de busca, como Google ou Bing.

O SEO procura adequar a página da empresa aos interesses dos internautas- clientes e às buscas mais recorrentes sobre o assunto para aumentar a relevância do site.

Dessa forma, ele aumenta as chances de que esse site apareça nas primeiras posições ou ao menos na primeira página dos sites de busca. Há dois pilares estratégicos utilizados para este fim: SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-page

A estratégia do SEO on-page (ou otimização interna) consiste em fazer alterações na página para melhor posicioná-la nos sites de busca.

Esse método desenvolve o trabalho de composição utilizando palavras chaves (keywords) que sejam mais interessantes aos clientes.

É comum inserir propositalmente aquelas palavras mais bem ranqueadas nas buscas, isto é, aquelas palavras-chaves que mais vezes são digitadas nos campos de busca de sites como Google e Bing quando um internauta pesquisa sobre um assunto relacionado à área de interesse do site para o qual o profissional de SEO está aplicando a estratégia.

Esse profissional é responsável por deixar o site com a melhor funcionalidade, detectando problemas e fazendo melhorias, sempre no sentido de adequá-lo às buscas dos internautas.

SEO off-page

Enquanto o profissional do SEO on-page se ocupa das palavras-chaves e da composição da página, o profissional do SEO off-page (otimização externa) está mais voltado para assessoria de impressa digital.

Cabe a ele aproveitar as oportunidades para criar links relevantes e estar atento aos acontecimentos no mercado de clientes.

Em outras palavras, o trabalho do SEO off-page consiste em encontrar maneiras de fazer com que outros sites apontem para a página para a qual está trabalhando.

Dessa forma, a página ganhará ainda mais relevância no momento em que as buscas acontecerem, pois, quanto mais sites apontarem para uma determinada página, maiores as chances de ela estar de fato relacionada à busca e, portanto, maiores as chances de que seja uma das primeiras a serem mostradas no Google ou Bing.

Tanto o SEO on-page quanto o SEO off-page são extremamente importantes para um trabalho significativo de marketing digital.

Há de se destacar que o SEO não garante bons resultados.

Embora um trabalho bem feito aumente as chances de um cliente acessar a página, é preciso buscar sempre a atualização dos processos e para isso é de suma importânia uma avaliação periódica dos dados obtidos.

Por que fazer um análise de SEO?

É comum as pessoas falarem sobre as estratégias de SEO aplicadas, mas acabam esquecendo que além de aplicá-las é preciso manter um processo de avaliação constante do que está sendo aplicado.

Uma análise de SEO permite que você consiga visualizar os pontos positivos e negativos no desempenho do seu site.

Não adiante ter um site cheio de conteúdo e apostar em um grande volume de divulgação se o mais importante não está sendo feito.

O seu SITE precisa responder de acordo com as especificações de SEO dos motores de busca.

Então, uma análise SEO permite identificar o que está funcionando e o que precisa melhorar a nível de ranqueamento.

É preciso atender às especificações dos algoritmos dos motores de busca.

Mas fazer uma análise SEO não é algo tão simples assim, ainda que possam ser utilizadas algumas ferramentas para facilitar o processo, é preciso conhecimento para identificar e corrigir os erros.

Abaixo vamos ver algumas dicas de como proceder com uma análise SEO. Acompanhe!

Como fazer uma análise SEO

Primeiro, precisamos ter em mente que em uma análise de SEO devemos avaliar o projeto como um todo, analisando todos os fatores considerados relevantes para os mecanismos de busca.

Mas como fazer isso?

Para facilitar esse processo podemos dividir a análise em três momentos:

  1. Fatores de back-end
  2. Fatores de front-end
  3. Qualidade dos links

Delimitando esses fatores siga com os próximos passos:

O que fazer?

Busque primeiramente por erros como links quebrados, palavras-chave mal utilizadas, imagens de baixa qualidade, entre outros:

Você pode utilizar ferramentas de apoio como o SEO SiteCheckup ou Google Search Console.

Feito isso, procure também por versões duplicadas das páginas do seu site, elas atrapalham e muito o ranqueamento.

O próximo passo é a análise do Seo on page, ou seja o conteúdo interno do seu site. Identifique cópias, erros e outros fatores prejudiciais.

Repare títulos e Meta tags, conteúdo, URL entre outros.

Tudo certo até aqui?

Agora é a hora de avaliar os Links da sua página, tanto os internos quanto os externos.

Procure por links quebrados e veja a qualidade dos links que levam à sua página, tudo isso atrapalha na hora dos resultados para os motores de busca.

Próximo passo, veja a velocidade da sua página web.

Sites com carregamento lento possuem muito mais porcentagem de abandono pelos usuários e isso leva a queda no ranqueamento.

Lá em cima nós vimos o Seo on-page, aqui vamos avaliar o SEO off page, que também é um fator relevante no ranqueamento e posicionamento de um site.

Como exemplo vamos citar os backlinks, o seu site precisa ter autoridade na rede.

Por fim, acompanhe os resultados registrados no Google Analytics para avaliar o posicionamento e desempenho das diferentes páginas do seu site.

Assim você irá identificar o que está gerando um retorno positivo e o que precisa melhorar.

Bom, estas foram apenas algumas dicas de como fazer uma análise SEO do seu site.

Se você ficou com dúvidas ou precisa de uma análise SEO profissional, entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento agora mesmo.

Share This