ALTERNATIVA PARA ESCOLAS ESTUDADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE E CONTINUIDADE DO ANO LETIVO!

O Coronavírus está causando impactos significativos em diversas áreas da nossa vida, especialmente na saúde, economia e educação. Este último setor vem percebendo os impactos do vírus especialmente nos últimos dias, com o fechamento de diversas escolas e a suspensão de aulas em vários centros de educação.

Como resposta a isso a opção é adotar medidas alternativas para garantir a continuidade das aulas e cuidar para que os alunos sejam afetados da menor forma possível.

Veja mais no texto abaixo.

O CORONAVÍRUS E A CRISE NA EDUCAÇÃO

O Coronavírus é uma ameaça real! Durante um tempo muitas pessoas resistiram a essa realidade mas a cada dia que passa o mundo sofre mais e mais com os impactos da doença.

Um vírus que se assemelha ao da gripe, mas com um taxa de contágio em escala global. Ele se espalha rápido e pode trazer sequelas irreversíveis para aqueles que se encontrem na linha de risco.

O mundo inteiro se encontra em alarme, os impactos vão estão atingindo diversas áreas, além da saúde, como a economia e educação.

Primeiramente, o que sabemos até agora é que o vírus está espalhado por diversos países no mundo, e já fez um número considerável de vítimas.

As recomendações pedem em especial:

  • Mais atenção ao hábitos de higiene (uso de álcool em gel, lavagem constante das mãos, espirrar no cotovelo, uso de máscara e luvas, entre outros)
  • Evitar aglomerações (desde reuniões de famílias e outras)
  • Não sair de casa (isolamento social)

Mas ainda assim, o vírus tem se espalhado de forma rápida por todo canto.

A triste realidade da educação no cenário atual tem trazido grandes preocupações. Grande parte da rede de ensino do país já se encontra paralisada, tanto as redes estaduais como municipais e particulares, somando mais de 48 milhões de alunos na rede básica e 6 milhões no ensino superior.

A grande questão é que não há uma previsão exata de retorno das aulas. Muitas escolas estão com previsão de fechamento para um mês, mas a possibilidade é de que esse período se estenda indeterminadamente.

Diante desse fato, discute-se meios alternativos para sanar os impactos causados pela crise na educação do país.

PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA

O ensino a distância é uma modalidade de ensino que utiliza a tecnologia para fazer a ligação entre o aluno e ambiente de ensino. Assim, de casa a pessoa pode ter acesso a aulas gravadas ou por meio de apostila.

As provas e trabalhos também podem ser aplicadas por meio da plataforma.

Esse sistema de ensino já é utilizado por muitos cursos virtuais, técnicos ou profissionalizantes, bem como em algumas instituições de ensino superior.

A principal vantagem é possibilitar a pessoas que residem em cidades distantes, sem acesso à faculdade presencial, uma oportunidade de adquirir um diploma de ensino qualificado.

Dada a atual situação essa modalidade pode ser uma saída para muitos cursinhos ou mesmo para quem dá aulas em casa para os seus alunos e que agora terão que suspender as aulas presenciais devido para evitar a propagação do Coronavírus.

E quanto ao ensino de base, podemos ver aí também uma opção que talvez já devesse estar em uso. Mas que só agora se mostrou de vital importância.

A TECNOLOGIA ALIADA A EDUCAÇÃO

Buscando medidas para amenizar a situação e evitar que os alunos fiquem com o ano letivo perdido, o Ministério da Educação está optando por medidas alternativas de ensino. Em especial foi autorizado o uso de ferramentas a distância como método de dar continuidade ao ensino.

Uma empresa que deve encabeçar esse processo é a Somos Educação, especializada em educação remota, que deve possibilitar que cerca de 1,3 milhão de crianças possam ter acesso aos estudos durante o período de quarentena.

A previsão é que grande parte desse sistema seja utilizado na rede privada, mas dada a situação atual, a rede pública de ensino também deve aderir dentro das possibilidades o método de ensino a distância.

A tecnologia do ensino a distância já vem se mostrando a muito tempo como uma forma de driblar a distância e outras questões, em especial no ensino Superior, possibilitando que muitas pessoas possam ter acesso a um diploma de nível superior.

Muitas faculdades utilizam o sistema de ensino EAD tanto como complementação, quanto para a elaboração de cursos completos.

Esse assunto, por mais que não pareça, deve ser levado a sério. A educação é um setor primordial na nossa sociedade, e uma paralisação por tempo indeterminado trará sérios reflexos no sistema.

A ideia então é optar por meios que viabilizem a continuidade do ano letivo, e aqui a tecnologia do ensino a distância se mostra como uma alternativa viável para o não interrompimento do ensino.

É primordial ainda uma ação efetiva dos setores da educação, de forma a trazer uma resposta rápida e eficiente para a situação.

PLATAFORMAS DE ENSINO EAD: COMO COMEÇAR?

Se você como muitos no país está sendo obrigado a suspender as aulas e não sabe como se manter no mercado, nós temos uma opção que vai garantir a sua sobrevivência profissional e financeira nesse tempo de crise.

Entre os nossos serviços disponibilizamos também uma plataforma virtual de ensino com todos os itens indispensáveis para que você possa ministrar as suas aulas de forma online com toda a qualidade possível, além de fácil acessibilidade e compatibilidade.

Disponibilizamos várias formas de pagamento.

Entre AGORA em contato com a nossa equipe e tenha a sua plataforma de ensino por um preço mais que especial.

Ou saiba mais sobre a plataforma de EAD para a sua instituição de ensino!

Share This